quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Noite de terça-feira 25/02 foi marcada pela união de blocos líricos no Distrito de São Domingos

Nesta terça-feira (25), a cultura dos velhos carnavais ultrapassou os limites das fronteiras e uniu Santa Cruz do Capibaribe e o distrito de São Domingos, Brejo da Madre de Deus. Com muita disposição e frevo no pé, a população das duas localidades puderam conferir a grande noite do desfile dos blocos líricos "Batalha de Confetes" e "Máquina da Alegria". O "Batalha de Confetes" é formado por crianças e idosos do distrito de São Domingos, sendo um dos primeiro blocos líricos do agreste. Já o "Máquina da Alegria" é composto pelos idosos do Clube da Boa Idade de Santa Cruz do Capibaribe.

O desfile iniciou-se em frente ao Espaço Nordeste, com o "Batalha de Confetes" fazendo percurso pela Rua Luis Cecílio de Santana. Logo após, seguiram em direção a Santa Cruz, onde se uniram ao "Máquina da Alegria" e fizeram uma grande caminhada pelas tradicionais ruas da capital da moda, ao som dos frevos de bloco, de rua e canção, com o instrumental da orquestra Cisne Branco.

 A noite foi um momento ímpar no calendário carnavalesco dos dois municípios, pois relembrou os antigos carnavais e atraiu as pessoas para saírem de dentro de suas casas e admirarem a passagem dos blocos, que ainda contou com a presença da turma da oficina de frevo de Santa Cruz. Crianças, jovens e idosos caracterizados de personagens como dama das flores, vedetes, passistas de frevo e integrantes do cordão e coral, abrilhantaram o bloco, que homenageou os blocos e clubes de carnaval do Recife, com seus nomes estampados nos adereços. "A idéia de fazer esse tipo de evento por aqui, partiu da falta de existência de blocos líricos na região. Blocos estes que são responsáveis por trazer para o interior a essência dos velhos carnavais e o conhecimento da cultura, pois é um tipo de bloco que é planejado, tem personagens, enredo, tema, homenagem, etc" disse o Professor Ronaldo João Hora de Mendonça, fundador dos blocos, que nesse primeiro ano tiveram como tema, o lema "Frevo, Patrimônio da Humanidade".

 
 Grupo de Idosos do Distrito de São Domingos.
Ainda na noites desta terça-feira 25/02, estiveram participando o grupo de convivência  dos idosos de São Domingos, com apoio da secretaria de Assistência Social da Cidade do Brejo da Madre de Deus e promovido pelo o CRAS centro de Referencia da Assistência Social.

Na ocasião os idosos fizeram presente todos os idosos com os seus figurinos carnavalesco, onde participaram primeiro de um lanche oferecido pelo o CRAS, e em seguida saíram pelas as ruas de são Domingos e em seguida em direção a cidade de Santa Cruz, onde se encontraram com a orquestra de frevo e dando continuidade assim a frevança por algumas ruas de Santa Cruz, e finalizando assim os festejos carnavalesco da terceira idade.

Representando o prefeito Roberto Asfora esteve o vice prefeito Zé Derecilio.
Representando a Secretária de Assistência Social esteve a psicóloga Priscila.

Equipe do Cras de São Domingos
Coordenadora Elida Alcântara
Assistente Social Joseilda Santos  
Apoio Sielza
Apoio Secretária de Assistência Social Cintia Medeiros
Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus
Por um Brejo Forte e Unido


 O Vice Prefeito Zé Dercilio ao lado dos idosos
 Os Blocos percorreu varias de São Domingos e Santa Cruz 
 Muita alegria na vida da turma da melhor idade 






 O professor Chiquinho ao lado do seu primeiro professor de Teatro 

O Vice Prefeito Zé Dercilio e Dona Seiça 



Do São Domingos Pode Mais
Fotos:Erivaldo Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário