quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Carros-pipa são vistoriados pela Apevisa em Belo Jardim


A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realiza nesta terça-feira (11) uma vistoria em carros-pipa, em Belo Jardim no Agreste de Pernambuco. A fiscalização, que faz parte do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros-Pipa – Água Pura, tem por objetivo identificar problemas nos veículos e no transporte da água. A inspeção ocorre em vários pontos no município.
De acordo com o gerente da Apevisa, Jaime Brito, estão participando da ação equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Exército e da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), além de equipes da vigilância sanitária municipal. “Estamos verificando as condições do tanque, por fora e por dentro, e como está o transporte da água para as pessoas atingidas pela seca. É a primeira vez que realizamos a operação nesta cidade, esperamos vistoriar pelo menos 30 carros”, explica.

Segundo Brito, será coletada ainda uma amostra de água de cada veículo para uma análise laboratorial. O objetivo desta análise é identificar os componentes presentes na água e a porcentagem de cloro.
O veículo que não apresentar as condições necessárias para o transporte de água será paralisado até que especificações sejam atendidas. O motorista será notificado e terá um prazo para realizar as mudanças. A fiscalização será realizada durante todo o dia.
De acordo com a Apevisa, o estado de Pernambuco possui 128 municípios em Situação de Emergência pela Seca 2012/2013, envolvendo municípios da Mesorregião do Sertão (40,6%), Agreste (48,6%) e Zona da Mata (10,9%) atingindo 1.427.681 habitantes. Essa situação tem elevado a ocorrência de casos, surtos e óbitos por Doenças Diarreicas Agudas (DDA) na população, dentre outras consequências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário