terça-feira, 20 de maio de 2014

Usuários ostentam na web roupas e produtos supostamente furtados de lojas


Um Tumblr desconhecido até recentemente, chamado We Unhallowed, revelou no final de abril uma lista de páginas na internet onde muitos usuários divulgam peças de roupas e outros produtos supostamente furtados. A história ganhou repercussão, e os responsáveis por esses sites têm sido comparados aos adolescentes que invadiam casas de celebridades, retratados no filme "Bling Ring - A Gangue de Hollywood".

Alguns dos 21 endereços divulgados no We Unhallowed – todos pertencentes à plataforma Tumblr – saíram do ar. Com conteúdo em inglês e muitas fotos dos itens supostamente furtados, os perfis pertenceriam a jovens dos EUA, Canadá e Reino Unido. Nas páginas, as autoras dizem que todo o conteúdo postado é falso – possivelmente para evitar problemas com a Justiça, caso sejam pegas.

Entre as apresentações, há frases como: "Fingindo ser uma adolescente ladra, mas é tudo mentira", "Aqui é tudo mentira, só quero parecer uma dessas jovens descoladas", "Tudo neste blog é ficção. Nem tenho um computador. O que é Tumblr?", "Tudo e todos nesse blog estão ligados à ficção. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas reais é pura coincidência" e "Todos os itens exibidos aqui foram previamente comprados".

Em um post publicado na página Lift Witch, por exemplo, a usuária supostamente britânica afirma ter furtado 225,18 libras (cerca de R$ 844,20) em roupas antes de fazer uma entrevista de emprego (elas divulga as fotos dos produtos). "Foram cerca de 2.786,28 libras [R$ 10,4 mil) na última semana!! Também preciso comprar um suporte de cabides para organizar todas essas roupas em meu quarto minúsculo", escreveu.

Já a blogueira Little Lifter relata em um post como escapou de ser pega, mesmo sem entender o que aconteceu. "Furto de hoje. Estou muito empolgada em conseguir esse batom da YSL e o gloss da Michael Kors! Mas conforme eu os pegava […], não vi que tinha três seguranças uniformizados me assistindo de fora da loja. Mesmo assim, eles sorriram para mim quando saí. Ainda estou confusa."

Muitas vezes, as postagens são acompanhadas de hashtags como #shoplifting  #shoplift  e #haul, que se referem a roubos. Segundo a "BBC", o Tumblr afirmou que vai cooperar com a polícia, caso uma investigação sobre o caso seja iniciada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário