domingo, 25 de maio de 2014

É realizada em São Domingos a primeira edição da "Sexta Negra"







Aconteceu na noite desta última sexta-feira (23), a "Sexta Negra", uma noite com a cultura africana realizada no Espaço Nordeste em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.
Na ocasião, o público composto em maioria por alunos da rede municipal de ensino puderam ver a encenação da abolição, além de apresentações de danças de influência africana e uma exposição com fotos de personalidades do movimento negro e algumas comidas de influência afro-brasileira.

Participaram da encenação, capoeiristas do grupo Capoeira Brasil, liderado pelo Mestre Super Boy, e alguns atores de São Domingos que deram vida a personagens como: escrava mucama, sambista, Joaquim Nabuco, Zumbi dos Palmares, o senhor de escravos e a Princesa Isabel.
No início da apresentação, foi encenado Zumbi dos Palmares sendo açoitado no pelourinho, enquanto o escritor Joaquim Nabuco lia um texto defendendo os escravos. Zumbi foi resgatado pelos escravos que lutaram capoeira, uma expressão cultural afro-brasileira, e trataram Zumbi como rei do quilombo. Logo em seguida, ao som do ritmo maculelê, o público se dirigiu para o Paço Imperial, onde a Princesa Isabel leu e decretou a Lei Áurea, dando liberdade a todos os escravos. E com isto, todos comemoraram a abolição da escravatura sambando no pátio ao som de "Liberdade, Liberdade" que foi tema de "Lado a Lado", recente novela produzida pela Rede Globo. A dramatização teve como diretores de elenco, Jhon Batista e Tiago Salvador.

O público presente ainda pode prestigiar a apresentação completa do Grupo Capoeira Brasil, além do hiphop, um ritmo afro-americano. "Essa iniciativa de produzir uma noite voltada para a cultura afro, tem como intenção, implantar aqui em São Domingos, um evento cultural que poucos lugares do interior fazem. A cultura afro-brasileira é presente no nosso dia-a-dia, através do vocabulário, dos mitos, nas religiões, na dança, na música e no esporte. Respiramos a influência afro, e vamos fazer esforços para que este evento cresça e outras edições sejam realizadas, tornando um evento fixo do município. É importante que os jovens saibam da nossa história, o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, mesmo completando 126 anos de abolição, ainda é recente. E o preconceito contra os negros ainda continua" declarou o Professor Ronaldo da Hora, produtor cultural da "Sexta Negra", que ainda falou sobre o negro no futebol brasileiro e a lei do ensino afro nas escolas.

O evento é uma realização do Centro Cultural do Banco do Nordeste, e tem o apoio da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus e da Secretaria de Cultura e Desportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário