A Igreja Nossa Senhora do Pilar volta a receber os fiéis do centro da cidade nesta sexta-feira (11). Situada na Praça Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Recife, a igreja estava fechada desde 2004. O imóvel passou por um processo de restauração que durou oito anos e foi reaberto ao público nesta manhã.
Para celebrar a entrega da igreja, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, realizou uma missa na capela na manhã desta sexta. Ao lado dele, estava o padre Roberto Nogueira, pároco responsável pelo santuário. "Hoje é um dia histórico porque nossa igreja está sendo devolvida à comunidade. Vamos voltar às atividades neste sábado e todos estão convidados a participar das nossas celebrações", comemora o padre Roberto. Ele vai realizar missas na Igreja todos os sábados, às 16h.
A restauração da igreja foi conduzida pela Prefeitura do Recife, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Representando a administração estadual, estavam presentes na celebração desta manhã o vice-prefeito Luciano Siqueira e o superintendente do Iphan Frederico Almeida.
A Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi construída no século XVII. O santuário foi fechado em 2004 por apresentar degradação em sua estrutura. O imóvel permaneceu fechado por dois anos e durante esse tempo alguns objetos sacros foram roubados. Em 2006, a Prefeitura deu início às obras de restauração. Hoje, a igreja permanece com a estrutura e os azulejos da época de sua construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário