domingo, 15 de setembro de 2013

CAS vai debater denúncias de distorções em fórmulas de suplementos alimentares


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir denúncias de distorções nas fórmulas de suplementos alimentares, bem como a utilização desses produtos por atletas. Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela comissão.
O senador disse que a iniciativa para o debate surgiu a partir de denúncia do jornal O Globo, de 18 de agosto, intitulada “músculos de farinha”. A matéria, explicou Lucena, relata que o dono da empresa “Atacado do Suplemento”, de Londrina (PR), Félix Bonfim, pagou laboratório particular para avaliar a qualidade de produtos brasileiros. O resultado da análise, ressaltou o senador, demonstra que há distorções entre o produto vendido e o que é descrito nas embalagens: 53% dos suplementos estão fora dos parâmetros especificados nos rótulos.
Com o crescimento do número de pessoas que praticam exercícios físicos, observou Cícero Lucena, é uma tendência mundial a utilização desses suplementos, especialmente os suprimentos de proteína. Na avaliação do senador, a CAS tem a obrigação de discutir o assunto.
Além de Félix Bonfim, o senador sugeriu que participem do debate o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Brás Aparecido Barbano; o representante do Procon-RS, Cristiano Aquino; e um representante do Ministério Público Federal. A data da audiência ainda será definida pela comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário