quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Humberto culpa Governo de Pernambuco por situação da Fameg


Em entrevista há pouco ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro, o senador Humberto Costa (PT) falou sobre a situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns (PT) e afirmou que se hoje a unidade enfrenta problemas para obter a regularização necessária para seu pleno funcionamento, esse entrave foi causado por atropelos do Governo de Pernambuco que, por meio do Conselho Estadual de Educação, emitiu uma permissão que é, segundo ele, de competência única e exclusiva do Governo Federal.
“Hoje o pedido que há lá no ministério [da Educação] é para transformar essa autorização do conselho estadual em uma autorização federal. [...] O que deveria ter sido feito desde o início era abrir um processo lá no Governo Federal”, disse Humberto.
O senador lembrou que não possui autonomia para buscar a reabertura da instituição, mas garantiu que tenta, junto ao Ministério da Educação (MEC), obter algum tipo de exceção para que a faculdade obtenha autorização para funcionar dentro das normas exigidas pelo Governo Federal.
“Com o Programa Mais Médicos, o MEC mudou a aprovação de novas faculdades de medicina. Ele primeiro define as áreas onde há necessidades para a partir daí abrir o edital para que essas faculdades possam se apresentar e, no caso, ainda não há uma definição se Garanhuns estaria entre esses municípios. Mas nós vamos continuar lutando até o último momento para viabilizar essa faculdade. Nós entendemos que Pernambuco tem essa necessidade, que essa região do Agreste tem condição de receber mais uma faculdade de medicina, [...] então nós vamos continuar nessa luta, tentando sensibilizar o MEC para que a Fameg chegue lá”, pontuou Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário