quinta-feira, 22 de abril de 2021

Empresários de Noronha alertam contra golpe


 Fernando de Noronha é o destino certo para quem procura belas praias, com paisagens exuberantes e únicas. Em um simples mergulho de snorkel, nas piscinas naturais, é possível ter contato direto com peixes, tartarugas, tubarões, arraias, esponjas, algas, moluscos e corais. Mas a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo por causa da ação de criminosos, que estão se passando por funcionários de hotéis e pousadas para enganar turistas.

O arquipélago, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, Noronha recebeu 33.836 visitantes no ano passado, o que equivale a uma diminuição de 68% em relação a 2019, quando a ilha recebeu 106.130 pessoas.

A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe e/ou desconfia dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem.

"Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe", comenta Fabiana. "Alguns criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada", completa.

Ainda de acordo com a empresária, diversas pessoas já denunciaram os perfis ao Instagram, mas a resposta é que as contas não infringem as normas da plataforma. Já foram feitos vários boletins de ocorrência, além de outras medidas judiciais, mas os criminosos insistem na atitude audaciosa.

De acordo com o advogado Tiago Carneiro, é preciso que as pessoas lesadas procurem a Delegacia de Crimes Cibernéticos para apurar a prática do crime e a identificação do responsável. A pena para esse crime pode chegar a até um ano de detenção, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Tiago fala que a melhor medida para não cair no golpe é a prevenção. "O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições", alerta o advogado.

Desde o início do ano, no site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha – www.apfn.com.br – é possível ter informações e fazer reservas em hotéis e pousadas da ilha, sendo uma das formas mais seguras.

Para fazer a reserva é bem simples. Basta acessar o site da associação, preencher o check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. O site será direcionado para a página de reservas da pousada escolhida. Fácil, ágil e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário