segunda-feira, 21 de julho de 2014

Prefeitura finaliza desassoreamento da barragem de Santana II


A obra foi realizada após o prefeito Roberto Asfora contratar um engenheiro que analisou as plantas e fez um estudo da capacidade do reservatório.

“O desassoreamento da barragem de Santana II irá beneficiar o cidadão da cidade, dos distritos e também da zona rural. Com a chegada da chuva teremos um maior acúmulo de água em nossa barragem, com certeza teremos mais tranquilidade no período da estiagem”, disse o prefeito.

O vereador Roberto Asfora Filho (Robertinho), esteve fiscalizando o desassoreamento desde o início e contou detalhes sobre os trabalhos.

“Foram aproximadamente 45 dias de trabalho, tivemos algumas interrupções devido à chuva, mas concluímos o serviço do desassoreamento da barragem de Santana II. Limpamos as três áreas que estavam no projeto inicial e também a área do riacho que escoa para dentro da barragem. Foram retiradas mais de 4.800 caçambas de material”, contou o vereador.
Se não tivesse sido desassoreada, com as recentes chuvas a barragem de Santana II, muito provavelmente, já estaria sangrando. Agora, a barragem está com aproximadamente 50% de sua capacidade total, isso significa que a barragem ganhou mais 50% da capacidade que estava antes da limpeza.

A barragem de Santana I, também conhecida por barragem velha, é bem menor do que Santana II, mas é muito forte na captação de água, de acordo com Robertinho, a barragem velha futuramente também será desassoreada.

“Santana I está bastante assoreada, vamos fazer um projeto para limpar a barragem de Santana I e também a barragem do sítio Cavalo Ruço. Agora elas estão cheias, então vamos trabalhando no projeto agora, para assim que possível, fazermos o desassoreamento delas também”, concluiu Robertinho.

As fotos a seguir mostram a sequencia dos trabalhos de desassoreamento da barragem, confira:
 Quando os trabalhos começaram o nível da barragem estava muito baixo
 Vereador Robertinho na chegada da máquina PC e caçambas
 Foi preciso muito trabalho para retirada do material que atrapalhava o armazenamento
 Uma "ilha" foi retirada bem no meio da barragem
 Por essa imagem é possível observar como a barragem estava aterrada
 A máquina PC trabalhou forte para retirar o máximo possível de material 
A barragem de Santana II é o principal reservatório da cidade e nunca havia sido desassoreada
As caçambas transportaram o material retirado da barragem para o terreno de Silvinho que fica ao lado, barateando e facilitando o trabalho
As caçambas transportaram o material retirado da barragem para o terreno de Silvinho que fica ao lado, barateando e facilitando o trabalho
Após 45 dias a barragem foi totalmente desassoreada, Santana II agora está com praticamente o dobro da capacidade que estava antes da limpeza
Com as recentes cuvas os córregos estão levando água diariamente
 para a barragem que está atualmente com 50% de sua capacidade total
Os brejenses estão muito satisfeitos com a ação do Prefeito Roberto Asfora
A limpeza da barragem também foi feita após a passagem molhada, o local estava muito aterrado
Essa área fica após a passagem molhada e deve começar a receber água nos próximos dias, com o possível aumento do nível do reservatório
Mais de 4.800 caçambas de material foram retiradas da barragem
                                                      O paredão de Santana II
Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário