segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Número de mortos em terremoto entre Irã e Iraque sobe para 400

Mulher chora ao lado do corpo de uma vítima após um terremoto no condado de Sarpol-e Zahab em Kermanshah, no Irã - 13/11/2017

O número de mortos após o forte terremoto de 7,3 graus na escala Richter que assolou na noite deste domingo a região da fronteira entre Irã e Iraque aumentou hoje para 400 e para mais de 7.000 feridos, segundo a imprensa iraniana. As autoridades locais mobilizaram todos os corpos de segurança para acelerar os trabalhos de resgate e de retirada de escombros na província iraniana de Kermanshah, a mais danificada pelo tremor.
As operações de busca correm contra o tempo para tentar salvar possíveis sobreviventes. Participam das equipes de resgate o Exército, os Guardiães da Revolução, a força de Voluntários Islâmicos e o Crescente Vermelho do Irã. O vice-presidente da Organização de Gestão de Crise do Irã, Behnam Saidi, explicou que foram enviados às áreas afetadas dezenove helicópteros e três aviões para a transferência dos feridos, além de 140 ambulâncias.
Somente na cidade de Sarpol-e Zahab, na província iraniana de Kermanshah, localizada a aproximadamente 16 quilômetros da fronteira com o Iraque, 236 mortes foram confirmadas, segundo a imprensa local. Vários prédios desmoronaram e milhares de pessoas passaram a noite nas ruas com medo das réplicas, contadas às dezenas. Os danos são, por enquanto, difíceis de quantificar porque as comunicações foram cortadas e algumas estradas permanecem bloqueadas impedindo o acesso a áreas danificadas.
epicentro do terremoto aconteceu às 21h18 (horário local, 16h18 em Brasília) perto da cidade iraquiana de Halabya, na região do Curdistão, na fronteira com o Irã, a uma profundidade de 33 quilômetros. O tremor também foi sentido na Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário