O estado americano de Iowa decidiu garantir a cegos o direito de portar armas de fogo em público.
De acordo com o "USA Today", não há como questionar a lei, pois a Constituição estadual impede que xerifes neguem o porte de arma baseados em deficiência física.
Os que defendem a lei afirmam, como o xerife Warren Wethington, do condado de Cedar, que está provado que os deficiente visuais pode manipular armas com segurança. Outros ainda lembram que a Constituição americana veta tratamento diferenciado tomando como base deficiências.
"Quando você atira, você saca a arma , mira e atira, e eu não acho que ter a visão é necessário", disse ao "Register" Michael Barber, cego encontrado em uma loja que vende armas em Iowa.
Do outro lado, o xerife Don Vrotsos, do condado de Dubuque, resolveu desafiar a lei e disse que não dará permissão de porte de arma a cegos. Fazendo coro, Patrick Clancy, diretor da Escola de Braille de Iowa, afirmou que o porte de armas é uma das raras exceções na sua filosofia de que deficiente visuais podem participar totalmente da vida social.
Em janeiro deste ano, o astro pop Stevie Wonder afirmou, após massacre da escola primária de Sandy Hook, o que pensava sobre o controle de armas nos EUA:
"Imagine se eu tivesse uma arma. Seria loucura!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário