segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Michel Temer recebe próximo secretário-geral da ONU



O presidente Michel Temer recebeu, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres. Logo em seguida, foi a vez de Temer receber o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. As autoridades foram a Brasília participar de uma cúpula que reúne países de língua portuguesa.
Guterres chegou ao encontro por volta das 10h30 e, apesar de não ser um chefe de Estado, subiu a rampa do palácio. O português teve o nome aprovado para dirigir a ONU pela Assembleia-Geral da entidade no último dia 13.
Segundo a assessoria da Presidência, Temer e Guterres conversaram sobre direitos humanos. Os dois ainda ressaltaram a importância do diálogo para solucionar problemas globais, como a crise dos refugiados.
Já a visita de Rebelo teve um caráter de cortesia. A conversa foi mais rápida e sem se aprofundar tanto nos temas relacionados a Brasil e Portugal. Isso porque, no dia seguinte, Temer receberá a visita oficial do primeiro-ministro português, António Costa, ocasião em que o diálogo deverá ser mais extenso.
A assessoria do Presidência informou que, no encontro com Rebelo, Temer e o presidente português conversaram sobre a situação financeira de ambos os países. Na conversa, de acordo com o Planalto, Rebelo também falou que a reforma da Previdência Social feita por Portugal foi “crucial” para o país e reconheceu o Brasil como potência mundial.
Angola e Cabo Verde
Nesta segunda, Temer ainda teve reuniões com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e com o presidente do Timor Leste, Taur Matan Ruak.
Na conversa com o angolano, de acordo com a assessoria da Presidência, Temer falou da necessidade de estreitar as relações entre os dois países. Já Vicente agradeceu um terreno que o governo brasileiro cedeu em Brasília para a construção da nova sede da embaixada angolana.
Ainda de acordo com o Planalto, Temer e o presidente de Cabo Verde discutiram uma cooperação na área de segurança pública e assinaram um acordo sobre serviços aéreos.
Pelo acordo, as empresas aéreas de ambos os países poderão sobrevoar o território um do outro sem pousar, além de fazer escalas para fins não comerciais e com o embarque e desembarque de passageiros e bagagens em rotas pré-acordadas.
Conferência 
Depois das recepções no Planalto, Temer e os demais chefes de Estado seguirão para a 11ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece nesta segunda e terça no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
A comunidade, criada em 1996, reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Entre os objetivos do grupo, estão reforçar a diplomacia e cooperação entre os seus integrantes, além de difundir a língua portuguesa.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o evento deste ano terá como foco o desenvolvimento sustentável e vai marcar a volta do Brasil à presidência do grupo. O primeiro mandato foi de 2002 a 2004. Agora, o Brasil vai exercer a função até 2018.
Na conferência, Temer participará tanto da sessão de abertura quanto da sessão de trabalho. Antes, ele deverá tirar uma foto oficial com os chefes das demais delegações. Pela manhã, enquanto o presidente recebe Guterres e Rebelo, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, vai se reunir com os ministros dos países da comunidade de língua portuguesa para falar de temas econômicos.
Após a conversa, Serra vai oferecer um almoço no Itamaraty para todos os participantes da Conferência. Às 20h, Temer vai promover um jantar no Palácio da Alvorada aos chefes de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário