Com a marvada pinga é que eu me atrapaio”. O álcool costuma deixar as pessoas diferentes, tontas, sonsas, sem equilíbrio, atrapalhadas, felizes ao extremo, empolgadas, com energia, sem pudor, promíscua demais, ou normal… Se você consegue enquadrar nomes de amigos, familiares e conhecidos nessas “categorias”, os psicólogos também conseguem, de uma forma mais científica.
Um grupo de pesquisadores de psicologia da Universidade do Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos, elaboraram uma classificação que descreve cientificamente os diferentes tipos de bêbados.
O estudo foi publicado há alguns meses na revista “Addiction Research & Theory”. Analisando pessoas embriagadas, os estudos concluíram que há quatro tipos de bêbados, e os representaram por quatro personagens conhecidos da realidade e da ficção: Mary Poppins, Ernest Hemingway, Mr. Hyde e Professor Aloprado.
Os pesquisadores analisaram as descrições de comportamento de 374 estudantes universitários dos Estados Unidos, com uma idade média de 18 anos. Os participantes valiaram suas personalidades e as dos amigos, em estado de sobriedade e de embriaguez, levando em conta cinco fatores: extroversão, afabilidade, estado de consciência, estabilidade emocional e intelecto.
Os autores abordaram pela primeira vez, sob um olhar científico, uma área ainda inexplorada pela pesquisa empírica, que é a embriaguez. Porém, o estudo tem limitações: foram pesquisados apenas o comportamento de universitários, a maioria brancos. Mas os resultados confirmam o senso comum de que cada pessoa sofre um efeito diferentes de embriaguez alcoólica.
Confira os tipos de bêbado, e veja se você ou seus amigos se enquadram.
Bêbados Ernest Hemingway
Ernest Hemingway é um lendário escritor que viveu de 1899 a 1961. Ele dizia que podia beber qualquer quantidade de Whisky sem ficar bêbado. Esse é o primeiro grupo identificado pelos pesquisadores, que engobou 40% dos participantes da pesquisa. Esse tipo não apresenta mudanças perceptíveis de personalidade quando ficam embriagados.
Bêbados Mary Poppins
O segundo tipo se comporta como a babá superotimista do filme Mary Poppins, de 1964. São 14% dos participantes, e ficam muito agradáveis quando bêbados, desenvolvendo um comportamento simpático e amigável. Ficam ainda mais agradáveis e extrovertidos pela ação do álcool.
Bêbados Professor Aloprado
A personalidade desse grupo faz referência ao personagem do filme Professor Aloprado (imortalizado pelos atores Jerry Lewis e Eddie Murphy), que muda de personalidade com uma fórmula química e se transforma em alguém muito mais extrovertido do que o normal.
São 19% neste grupo. Essas pessoas são mais introvertidas quando sóbrios, mas quando bebem ficam muito extrovertidas, com aumento maior do que a média, além de ficarem menos alterados pela bebida. Apesar da mudança de personalidade, suas experiências embriagadas não estão associadas a ações inconsequentes.
Bêbados tipo Mr. Hyde
A classificação desse grupo se inspira em Mr. Hyde, o personagem fictício de Robert Louis Stevenson, do livro “O Médico e O Monstro” (tipo o Hulk). São 22% dos entrevistados, que, quando bêbados, apresentam uma redução do estado de consciência, intelecto e afabilidade. De acordo com a pesquisa, os membros desse grupo tendem a ser menos responsáveis, menos inteligentes e mais hostis sob influencia do álcool.
Esse grupo possui maior chance de sofrer ações extremas, como perdas de memória e até serem presos por mau comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário