De acordo com um comunicado lido pelo ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, na quinta-feira 14/02, o presidente Hugo Chávez tem dificuldades para falar e respira com a ajuda de uma traqueostomia, devido a sequelas da infecção respiratória adquirida após a cirurgia para combater o câncer.
“A infecção respiratória foi controlada, mas ainda persiste um certo grau de insuficiência. Devido a essas circunstâncias, que estão sendo devidamente tratadas, o presidente Chávez respira através de cânula traqueal, que lhe dificulta temporariamente a fala”, disse Villegas, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.
Na sexta-feira 15/02, uma surpresa mundial. São divulgadas fotos em que Chávez aparece com as filhas, e em seu pescoço não há sinais da traqueostomia nem aparece a tal “cânula traqueal” citada por Viegas. Ou seja, as fotos não foram feitas agora, embora em algumas delas apareça um exemplar do jornal Grana do dia 14, quinta-feira. Tudo muito estranho.
E fica mais estranho ainda quando na mesma quinta-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro tivesse anunciado que conversara com o presidente bolivariano, que estava conectado a equipamentos e sem condição de falar. Maduro disse ainda que Chávez enfrentava complicações em seu estado de saúde e seria submetido a tratamentos pesados.
Como é, então, que no dia seguinte Chávez aparece assim, sorridente e sem o menor vestígio da traqueostomia?
Traduzindo: as fotos são uma tremenda cascata ou o vice-presidente Maduro e o ministro Villegas são dois lunáticos que precisam ser internados com a máxima urgência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário