Quando o assunto passa a ser a letalidade da doença, os casos também na região metropolitana tem um número significativo. A região metropolitana é responsável por cerca de 68% dos óbitos de covid-19. "Lembramos que as projeções científicas apontam para a necessidade de aumentar o isolamento social para evitar o crescimento ainda mais acelerado dos casos da doença. Estaremos realizando rodízio de veículos e fiscalização nos principais corredores viários nessas cidades até o dia 31 de maio" disse o governador Paulo Câmara. Ou seja, serão quinze dias iniciais de lockdown do Recife e nas demais cidades.
O início será na data de 15 de maio. A partir de hoje as medidas serão educativas e a partir do dia 16 o isolamento será ainda mais forte. No entanto, as medidas anunciadas pelo Governador tem gerado criticas da sociedade. As pessoas reclamam que para irem trabalhar precisarão usar o transporte público e assim aumentar ainda mais o risco de contágio.
São questionamentos que não param e que põe em dúvida a eficiência do lockdown. Os defensores da ideia citam como exemplo Fernando de Noronha que zerou os casos de coronavírus. Várias classes de trabalhadores reclamaram que o governo do estado não está mostrando uma solução, tendo em vista que estão pedindo para a população ficar em casa mas nem todo mundo pode se dar luxo de viver em isolamento por questão de sobrevivência.
O momento é tenso e preocupante. Com certeza se a população tivesse condições financeiras suficientes poderia ficar em casa sem nenhuma agonia e aguardar esse nuvem passar. Mas, da mesma maneira que a saúde não pode entrar em colapso, o fantasma da recessão e do desemprego assustam.
Garantias de socorro
Isso não significa que esteja tudo perdido. Mas o governo do estado precisa dizer uma maneira e encontrar uma solução para a população que é economicamente ativa. Afinal de contas, quem trabalhou anos e anos precisa de proteção na área da saúde e o governo precisa garantir isso. Que fiquem em casa, mas que saibam que vai chegar ajuda.
Cadê o auxílio emergencial?
O vice-presidente de varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Angelo, disse que o banco aguarda o governo federal divulgar o novo calendário do Auxílio Emergencial para detalhar como será feito o pagamento das próximas parcelas."Quanto ao calendário, esta divulgação será feita pelo governo federal. A Caixa aguarda essa divulgação para aí sim passar detalhes operacionais deste pagamento", disse durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11).
Em análise
Ele informou ainda que a Caixa espera receber até esta terça (12) um novo lote da Dataprev e do Ministério da Cidadania com as respostas dos pedidos de auxílio que estão em análise."Assim que recebermos o arquivo, nós faremos o processamento e comunicaremos os detalhes de pagamento para as pessoas que foram contempladas", afirmou Angelo.
Cadê as máscaras de proteção?
Diante do grave momento que estamos enfrentando por causa da pandemia do coronavírus/COVID-19, todo cuidado de prevenção ainda é pouco, mas na cidade de Araripina, a população ainda presencia cenas tristes. Hoje nas ruas do município, foi flagrado garis trabalhando sem uma das principais proteção, que são as máscaras. Enquanto o Ministério Público cobra medidas efetivas e eficientes, não dá pra entender como em Araripina, o prefeito quer combater a pandemia desta forma sem os EPI.
Sem denúncia, só alerta
Presidente da Câmara de Barreiros, Vereador Careca, não está sendo investigado pelo Ministério Público Eleitoral. Segundo informações que chegaram ao nosso blog, o vereador apenas levou uma advertência da Promotoria Eleitoral para que tomasse os devidos cuidados e não fazer campanha política antecipada. A campanha política terá início no dia 16 de agosto de 2020. Até lá, os pré-candidatos não podem fazer nenhuma menção a pedido de votos.
Denúncia de Alvinho em Quipapá
A crescente curva de gastos observada na Câmara de Vereadores de Quipapá, inclusive com a contratação de empresas claramente desprovidas de condições de oferecer o serviço empenhado e outras de segmentos distintos daqueles existentes no contrato, será alvo de denúncia do pré-candidato a prefeito município Alvinho Porto (DEM) ao Ministério Público. De acordo com ele, o acompanhamento dos dados disponíveis no portal Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado, aponta para uma realidade de suspeita de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário