Visando melhorar a segurança da comunidade escolar, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) elaborou o projeto de lei nº 229, publicado no Diário Oficial da sexta-feira (10). O texto determina que haja um Perímetro Prioritário de Proteção Escolar fixado em 100 (cem) metros, contados a partir dos limites físicos das respectivas unidades, em todas as direções.
“A proposição visa disciplinar diversas atividades dentro desse perímetro para garantir, de forma sistemática e intensificada, o cumprimento dos objetivos educacionais, proporcionando tranquilidade, proteção e segurança prioritariamente aos alunos, professores e funcionários, mas também familiares, responsáveis e comunidade adjacente”, defende a parlamentar.
O projeto de lei diz em seu art. 2º que “tem por objetivo ações de prevenção e policiamento ostensivo, de modo a proteger a área escolar contra venda para menores de idade, de material ou substância proibida, controlada, inflamável ou explosiva; venda, exposição ou distribuição de material que faça apologia à exploração de menores; vendedores ambulantes sem o devido registro e no órgão competente e o competente alvará”.
A medida propõe ainda que o perímetro de segurança seja supervisionado por uma Comissão de Coordenação criada especificamente para esse fim por ato governamental composta prioritariamente por representantes das áreas da Secretaria Estadual de Educação – Sede e Regionais - e da Secretaria de Defesa Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário