quinta-feira, 30 de abril de 2015

Descoberta de 400 geoglifos na Amazônia ajuda a desvendar mistério




O avanço nas pesquisas arqueológicas revelou a existência de cerca de 400 desenhos gigantes espalhados pela Amazônia, os geoglifos -- valetas de cerca de dez metros de largura e entre dois e três metros de profundidade feitas em formato geométrico preciso, normalmente círculos ou quadrados.

A descoberta ensina mais sobre a forma como foram feitos e os hábitos dos povos que os construíram há mais de 1.000 anos. Pelo que se sabe, os geoglifos foram feitos por índios Aruaques que habitaram a Amazônia séculos atrás para servir de campo para rituais religiosos.

Os primeiros desenhos datariam da era Antes de Cristo. A maioria, porém, foi feita entre os séculos 1 e 10.

"Quando a gente faz as medidas percebe que eles são muitos constantes. Eles não tinham instrumentos de metal, faziam provavelmente com pás de madeira, mas tinham precisão matemática", afirma Denise Schaan, da UFPA (Universidade Federal do Pará) e coordenadora das pesquisas dos geoglifos.

Com tamanhos entre 100 a 300 metros de largura, os desenhos foram descobertos em 1977 pelo pesquisador Ondemar Dias, do Instituto de Arqueologia Brasileira do Rio de Janeiro. Hoje, sabe-se que eles se estendem por uma área 200 km entre sul do Amazonas, leste do Acre, oeste de Rondônia e parte da Bolívia.

Hábitos em análise

Com o avanço dos levantamentos, um grupo de pesquisadores brasileiros e finlandeses se concentra em analisar quais os hábitos dos povos, e algumas descobertas já foram feitas.

"A gente tem feito pesquisas para fazer datações dessas construção, para ver o que eles comiam, o que plantavam, e para ver os tipos de atividades que tinham. A gente busca isso nas escavações, e já temos descoberto algumas coisas: em um deles, por exemplo, havia um resto de construção na entrada. Encontramos restos de panelas de cerâmica, algumas bem mais elaboradas. Se descobriu algumas coisas de plantação, e eles comiam milho", explica Schaan.

A maioria dos desenhos foi feita em lugares abertos, próximo a palmeiras. "Os índios tinham crença nessa coisa de espíritos que habitam as palmeiras, e essas vegetações são características desde a época dos geoglifos", diz.

Avanço da pesquisa

Quando Denise Schaan iniciou a pesquisa dos geoglifos, há dez anos, eram apenas 24 desenhos conhecidos. "Aquele ano marcou uma mudança importante, que foi o uso de imagens [por satélite] do Google Earth. Tanto que, com esse método, em poucas semanas o número subiu para 150. Hoje já temos 400", conta.

As descobertas foram ocorrendo e sobrevoos e visitas às áreas onde estão os geoglifos foram realizados, aumentando o conhecimento sobre os desenhos gigantes.

Dos 400 já encontrados, pelo menos 70% estão bem conservados. "Podem existir muito mais. A gente tem trabalhado nas áreas cobertas desmatadas, e tem ainda às área cobertas, onde não é possível ver. Depois que os índios abandonaram, o mato cresceu nas valetas. Têm geoglifos que só se veem do alto; quando se chega no terreno, não dá nem para ver mais", diz.

A pesquisadora explica que existem desenhos semelhantes em Portugal, Espanha e Inglaterra, mas que não têm nenhuma ligação entre si.

Uma das preocupação agora é garantir a preservação do patrimônio na Amazônia e atrair turistas para conhecer o patrimônio histórico.

"Muitos deles estão em fazenda de gados, e áreas de questão de plantações de cana, e não há cuidados de preservação. Eles poderiam servir para o turismo, mas não há estrutura. Não há também um sítio preparado para visitação", finaliza Schaan.

Fonte: BOL

ADOLESCENTE É ALVEJADO Á TIROS NA ZONA RURAL DE BREJO DA MADRE DE DEUS


 No inicio da noite desta quinta-feira (30) um adolescente foi vitima de uma tentativa de homicídio,na estrada que dá acesso ao sitio Tabocas,zona rural de Brejo da Madre de Deus.

Segundo informações a vitima vinha na companhia de seu avô e outras pessoas,do sito Tabocas para o distrito São Domingos,quando foram surpreendidos pelos os elementos que ordenaram que todos deitasse no chão e em seguida efetuaram vários disparos de arma de fogo contra todos,mas só o adolescente de 15 anos foi alvejado pelos tiros,sendo um deles de raspão no rosto e outro no braço.

Após efetuarem os disparos os elementos se evadiram com destino ignorado,já a vitima foi socorrida para a policlínica de São Domingos,onde recebeu os atendimentos médicos em seguida foi transferido na unidade do Samu para o Hospital da Restauração em Recife,mas a vitima não corre risco de morte.

Do:Blog São Domingos Informa

MULTIRÃO TODOS POR SÃO DOMINGOS COMEÇOU




A Prefeitura do Brejo está realizando desde segunda-feira (27) o mutirão Todos Por São Domingos, as ações que estão sendo executadas no distrito são nas áreas de Limpeza Urbana e Infraestrutura, as equipes das Secretarias de Obra e Urbanismo e de Agricultura e Abastecimento estão integradas nestas ações, maquinas e caçambas estão fazendo a retirada de lixo e entulhos das construções, deixando as ruas do distrito mais limpas, na área de infraestrutura a Academia das Cidades que fica na Rua Luiz Cecílio de Santana (rua da frente) será reestruturada e ganhará novo paisagismo e arborização, além de outras ruas do distrito que receberá atenção tanto na reposição de calçamento quanto no saneamento.

O Secretário de Obras Everton Jó esteve acompanhando o inicio das ações ao lado do Subprefeito Eliseu Vieira, eles também andaram por diversas partes do distrito mapeando o cronograma de trabalho das equipes com as maquinas para que tudo saia dentro do planejado. Ao longo desta semana muito trabalho será realizado no Distrito para que os trabalhos fiquem em dia e a população possa se sentir melhor.

Da:Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus

 Fotos: Alexandre Balbino

domingo, 26 de abril de 2015

Ônibus de banda de forró se envolve em acidente


Mais um acidente envolvendo um ônibus de banda de forró, dessa vez com a equipe da Márcia Fellipe e Forró da Curtição. Segundo a assessoria de imprensa da cantora, o fato aconteceu às 4H deste sábado (25), em um trecho da BR-316, no estado do Maranhão. Uma vaca invadiu a pista, o ônibus bateu de frente com o animal e acabou descendo um barranco. 

Alguns integrantes tiveram ferimentos leves, apena um deles teve um ferimento mais grave. No momento a vocalista Márcia Fellipe não estava no ônibus, a mesma se deslocaria até a região de avião. O ônibus tinha como destino a cidade de Parauapebas, no estado do Pará, onde a banda realizaria show. Apenas um camareiro que estava na cabine do motorista, no momento do ocorrido, fraturou a perna, mas foi prontamente atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhando ao hospital do município de Bacabal. 

Em março, o ônibus que levava a banda Garota Safada tombou no KM-81 da BR-222, em um trecho conhecido como a Curva dos Frios, na cidade de São Luís do Curu, localizada a cerca de 80 km de Fortaleza. O acidente aconteceu por volta das 3h da madrugada do dia 10, quando o grupo se deslocava para a cidade de Luziânia/PI, onde faria show. 

Pênis aparece em tela atrás de apresentador de TV

Durante a exibição de um telejornal vespertino na emissora Ceska Televize, da República Tcheca, um pênis apareceu em uma das muitas telas atrás do apresentador Daniel Takac.

A exibição por 5 segundos do órgão genital provocou várias críticas de telespectadores do canal público, o maior do país europeu. A direção da emissora se desculpou e afirmou que a imagem pertence a um documentário.

"Na verdade, a imagem é parte de um documentário, mas nós deveríamos estar cientes daquele momento e não deixar essa cena particular ir ao ar. Foi um erro tolo", disse um porta-voz da emissora, de acordo com o "Huffington Post".

Fantasma de Ayrton Senna pode estar assombrando concessionária na Inglaterra


Primeiro carro de Ayrton Senna na F1, o Toleman-Hart TG184-2, com o qual o tricampeão iniciou sua trajetória em 1984, encontra-se em exposição na concessionária de carros de luxo Prindville, em Londres, pronto para ser vendido por cerca de R$ 4,5 milhões. Mas a simples presença de um símbolo tão marcante no imaginário do amante do esporte a motor é capaz de causar sentimentos que transcendem a lógica.

É o que revela o proprietário da concessionária, Alex Prindville. Em reportagem publicada pelo site britânico ‘The Checkered Flag’, o empresário contou que sente algo que ele define como “uma presença” desde que o carro pilotado por Senna está exposto em sua loja.

“Não acredito no paranormal, mas às vezes, quando estou trabalhando em nossa loja em Londres tarde da noite, sinto uma presença, uma mudança no ambiente da sala. Tudo isso começou a acontecer depois que recebemos o carro do Ayrton Senna na Toleman, que estamos vendendo em nome dos seus proprietários”, disse Prindville.

No entanto, sentir tal presença não lhe causa estranheza, tampouco medo. “Não é um sentimento assustador, mas definitivamente tenho a sensação de que eu não estou sozinho. Então, novamente, talvez os arrepios sejam simplesmente porque sei a história fantástica que este carro tem e sua junção definitiva com um dos grandes heróis do automobilismo”, finalizou o britânico.

Fonte: Grande Prêmio

Maior pedra esculpida já descoberta: Quem a construiu?



Baalbek é um antigo complexo de templos, localizado a uma altitude de aproximadamente 1.150 metros, no pé da cordilheira Antilíbano. Um dos atributos mais incríveis deste complexo é o Templo de Júpiter, construído pelos romanos no século 1 d.C. Ele rivaliza com os grandes templos do Império Romano.

Em sua fundação, há três pedras megalíticas de aproximadamente 800 toneladas cada. Mais impressionante ainda é a peça megalítica esculpida em uma pedreira, que se estende por aproximadamente uma milha.

A mesma foi considerada pelo Instituto de Arqueologia Alemão como a maior pedra esculpida por mãos humanas já descoberta. Seu peso é estimado em 1.650 toneladas; possui 19,6 metros de comprimento, 6 metros de largura e 5,5 metros de altura.

Analisando a semelhança desta enorme peça com as menores, mas também impressionantes, peças do Templo de Júpiter, a teoria que prevalece é que os romanos também a esculpiram. Supõe-se que os romanos só perceberam que elas eram muito pesadas para levantar após esculpi-las.

Diz-se também que uma das peças megalíticas não foi totalmente utilizada, porque a qualidade da pedra em uma das extremidades era pobre. Mas o pesquisador Graham Hancock não tem tanta certeza disso. Ele acha que os romanos eram melhores planejadores que isso.

Hancock tem uma hipótese de que essas peças foram esculpidas por uma civilização mais antiga, que remonta a talvez 12 mil anos, e os romanos apenas construiram em seu entorno. Ele se pergunta se eles são contemporâneos em relação ao local de peças megalíticas de Gobekli Tepe, na Turquia.

Por que, pergunta Hancock, os romanos iriam arrumar tantos problemas para esculpir os blocos, e não simplesmente cortá-los em pedaços menores de modo que o trabalho não fosse desperdiçado?

Nós sabemos que os Romanos usaram blocos menores para construir em cima da plataforma megalítica em Baalbek, então porque esculpir novas peças e não usar as já existentes?

Ele fez uma viagem de pesquisa para o Líbano em julho do ano passado, para dar uma olhada nas peças megalíticas pessoalmente. Ele acha que as peças na pedreira eram desconhecidas pelos romanos, e estavam cobertas por sedimentos da época, pois o bloco descoberto foi recentemente desenterrado.

Supondo que os romanos houvessem extraído essas pedras e decidido que poderia mover as três peças de 800 toneladas para o templo em Baalbek, mas não as mais pesadas, como eles conseguiram mover as que pesavam mais de 800 toneladas? Este continua sendo um mistério até mesmo para aqueles que apoiam a teoria convencional.

“Estou ciente de que peças megalíticas ainda maiores que esta (por exemplo, a chamada pedra do trovão de St. Petersburg) foram movidas e posicionadas em tempos antigos”, escreveu Hancock.

“Mas a movimentação e posicionamento de três peças megalíticas de 800 toneladas a uma altura de 18 a 20 metros acima do solo, como é o caso em Baalbek, é um problema de uma ordem completamente diferente. Eu penso que isso requer uma cuidadosa análise ao invés de simplesmente dizer ‘os romanos fizeram isso’, como os arqueólogos de hoje em dia estão inclinados a fazer”.

Hancock escreveu: “Não há dúvida de que os romanos podiam mover grandes blocos de pedra, e que foram responsáveis pela majestade clássica do templo, mas eu estou trabalhando na suposição de que eles o construíram em cima de uma plataforma megalítica já existente há milhares de anos”.

A partir de 7000 a.C., sabe-se que os Fenícios usaram o local para adoração de uma tríade de deuses da fertilidade (Baal-Shamash, Anat e Aliyan). Embora não haja nenhuma civilização conhecida que possa ter movido ou feito essas peças, Hancock continua a investigar.

Muito mistério ainda envolve este local, e Hancock sabe que não pode explicá-lo completamente. Ele diz que só questiona a teoria predominante e vai continuar se aprofundando em seu própria hipótese.

Na pressa de aplicar o golpe, Carlos Sampaio, paga mico


Uma declaração dada na manhã de sexta-feira pelo líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), provocou mal-estar na cúpula do PSDB a respeito do momento certo para a apresentação de um pedido de impeachment da presidente Dilma  À noite, o deputado precisou retificar seu posicionamento.

Após reunião pela manhã com a bancada do partido na Câmara, Sampaio disse: 'Se depender da bancada do PSDB, protocolamos este pedido entre terça e quarta-feira'. A declaração repercutiu mal no comando do partido, que ainda aguarda a avaliação de juristas para se posicionar oficialmente sobre o assunto. O presidente da sigla, senador Aécio Neves (MG), telefonou para Sampaio e exigiu dele um esclarecimento.

À noite, o deputado relativizou a declaração. 'Talvez tenha me expressado mal. Vou na terça pela manhã tomar um café com o Aécio para levar a posição da bancada, para ouvi-lo. Ouvi-lo mesmo, porque a decisão tem que ser conjunta.

Não faria sentido eu falar: 'Eu vou na terça ouvir o Aécio' e na quarta eu entro (com o pedido se houver concordância do partido)', disse o líder. 'Vou levar a posi- ção da bancada. Para a bancada, não tem mais o que aguardar. Já temos os elementos e daí vamos decidir conjuntamente.' O encontro com a bancada era para discutir a infraestrutura do País, mas o impeachment acabou sendo o tema dominante. Na entrevista, Sampaio afirmou que os deputados tucanos consideram possível pedir o impeachment por crime de responsabilidade com base nas chamadas pedaladas fiscais e por suposta omissão da petista no esquema de corrupção da Petrobras.

Aécio e parte da bancada no Senado, por sua vez, têm adotado um tom mais cauteloso ao tratar o assunto. O presidente do PSDB, candidato derrotado na corrida pelo Planalto, diz aguardar análise de juristas para que o partido tome uma posição. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse há uma semana que pedir o impedimento da presidente neste momento é 'precipitação'.

Sampaio discorda, conforme relatou logo após o encontro com deputados. 'A decisão (da bancada) foi tomada, o impeachment é cabível e não precisamos aguardar mais nenhum parecer', disse pela manhã. 'Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara. A bancada tem clareza de que o momento enseja o impeachment', afirmou o líder tucano, segundo quem '95% da bancada' apoia essa posição.

Um dos principais aliados de Aécio, o deputado Marcus Pestana (MG) saiu em defesa de Sampaio. 'Não há discordância.

Nem Fernando Henrique Cardoso, nem José Serra. Está todo mundo escandalizado com o descalabro. O que há é muito em cima das evidências jurídicas. Só que o Carlão (Sampaio) nos últimos dias avançou. Nas últimas eleições presidenciais, o candidato tucano, Aécio Neves, patinou o tempo todo entre 10 e 15% nas.
.. Continue lendo aqui

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ta ruimmm


Câmara aprova terceirização para toda atividade


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 230 votos a 203, emenda do relator do projeto de lei sobre terceirização (PL 4330/04), deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), e do PMDB, que muda alguns pontos do texto.
Além de manter a possibilidade de terceirização da atividade-fim, a emenda diminui de 24 para 12 meses a quarentena que o ex-empregado de uma empresa deve cumprir para que possa oferecer serviços à mesma empresa no âmbito de uma contratada de terceirização.
A aprovação da emenda prejudicará várias outras emendas apresentadas anteriormente, restando apenas mais três destaques para análise.
Tributação
A emenda também determina que, nos contratos de terceirização não sujeitos à retenção na fonte de 11% da fatura – prevista na Lei 8.212/91 para serviços de limpeza ou segurança, por exemplo – ou às alíquotas relativas à desoneração da folha de pagamentos, a contratante será obrigada a reter o equivalente a 20% da folha de salários da contratada, descontando da fatura.
Outra mudança feita pela emenda diminui o recolhimento antecipado do Imposto de Renda na fonte de 1,5% para 1% para empresas de terceirização dos serviços de limpeza, conservação, segurança e vigilância.
Sindicalização
Em relação à sindicalização, fica mantido o trecho do texto-base que prevê a filiação dos terceirizados ao mesmo sindicato da contratante apenas se ambas as empresas pertencerem à mesma categoria econômica. Entretanto, a emenda retira a necessidade de se observar os respectivos acordos e convenções coletivas de trabalho.
Responsabilidade
Quanto à responsabilidade da contratante, a emenda torna solidária a responsabilidade da contratante em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada.

Nesse tipo de responsabilidade, o trabalhador pode processar tanto a contratada quanto a contratante.

Delegado é baleado durante operação na Iputinga

O delegado estava na comunidade do Detran para dar cumprimento a um mandado de prisão / Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem

O delegado da Polícia Civil Ivaldo Pereira foi baleado durante uma ação no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quarta-feira (22). O delegado da 8ª Delegacia Seccional de Paulista estava na comunidade do Detran para dar cumprimento a um mandado de prisão, quando um tiro acidental foi disparado da arma de outro policial que estava na ação.Ivaldo Pereira levou um tiro na perna e fraturou o fêmur. Segundo informações da polícia, o delegado está consciente. A vítima foi socorrida para o Hospital Barão de Lucena, de onde foi levada para o Hospital da Restauração e, em seguida, encaminhado ao Hospital Português, na Ilha do Leite, onde será submetido à cirurgia para retirada da bala. O preso foi encaminhado ao Centro de Triagem Professsor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Voto distrital em 2016


Uma boa notícia, enfim, chega de Brasília como primeiro passo para a chamada reforma política virar uma realidade: vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ser escolhidos por voto distrital. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a mudança prevista no projeto de lei 25/2015.
Atualmente, os candidatos a vereador recebem votos de eleitores de todo o município. Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, sistema no qual os votos recebidos por um candidato podem ajudar a eleger outros do mesmo partido ou coligação. Neste caso, o número total dos votos válidos é o que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito.
Pela proposta do senador José Serra (PSDB-SP), as cidades desse porte serão divididas em distritos, em número igual ao de vagas na Câmara Municipal. Cada distrito elegerá um vereador por maioria simples (50% dos votos mais um). O candidato mais votado será o eleito.
O texto prevê que o partido ou coligação registre apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente. Os tribunais regionais eleitorais serão responsáveis pela definição dos distritos, observando a continuidade do território e a igualdade de voto.
O relator na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu seu voto favorável ao projeto e conseguiu aprovar uma emenda para excluir dispositivo que previa o fim da propaganda eleitoral dos candidatos a vereador.
Apesar de haver dificuldade técnica para divulgar a propaganda eleitoral focada no distrito, Eunício Oliveira disse que caberá aos partidos definir quais distritos e candidatos devem ter prioridade.
Se não houver apresentação de recurso para que a matéria seja examinada pelo plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a proposta seja decidida a tempo de valer para as eleições de 2016.
ACREDITE SE QUISER– O PMDB decidiu, ontem, abrir mão de cerca de 20% do Fundo Partidário a que a sigla tem direito. A definição foi tomada depois de encontro entre o vice Michel Temer, que também preside o partido, e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco. O relator da Comissão de Orçamento, senador Romero Jucá (RR), informou que os recursos do Fundo não podem ser contingenciados.

Economia aquecida – Grande atração do Sertão, o Flamengo, que jogou ontem em Salgueiro, acabou servindo de aquecedor da economia do município. Hotéis lotados, bares e restaurantes apinhados de torcedores de várias partes do Nordeste, o prefeito Marcones Sá (PSB) comemorou o crescente do ISS. “Vivemos um momento parecido com o auge das obras da Transposição”, assinalou.
O DEM e o estadista – Líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho não se estressa, em nenhum momento, com a posição do ex-presidente Fernando Henrique contrária à abertura de um processo de impeachment da presidente Dilma. E ele atribui também a posição de FHC “à idade” e resume: “Um estadista não pode ser um militante”.
Só para os polos – Prefeitos já começaram a passar a sacolinha nos arredores do Palácio das Princesas em busca de patrocínio para os festejos do São João, mas o Governo, em tempos de vacas magras, já mandou avisar: não tem dinheiro. Mas haverá exceções para os tradicionais polos do Estado, como Caruaru, Arcoverde e Petrolina.

Reforço da base – Suplente que assume a vaga deixada pelo deputado Manoel Santos (PT), que morreu domingo passado em São Paulo, o pedetista Manoel Botafogo, ex-prefeito de Carpina, foi beber na fonte palaciana, ontem, momentos após ser empossado. Comunicou ao secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, que reforçará a base governista na Assembleia Legislativa.
CURTAS
SEMINÁRIO– O governador Paulo Câmara abre, hoje, às nove horas, a penúltima etapa do seminário Todos por Pernambuco na cidade de Timbaúba, na Mata Norte, e amanhã fecha o ciclo da Zona Canavieira em Palmares, contemplando os municípios da Mata Sul.
FÓRUM– Já o secretário de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Marconi Muzzio, participa, hoje, em João Pessoa, do 64º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais. “São dois dias de troca de muitas experiências”, diz Muzzio.
Perguntar não ofende: O plenário do Senado aprova o voto distrital para vereador já na próxima eleição, já aprovado, ontem, na Comissão Especia

Preço da conta de luz terá aumento médio de 11,25% em Pernambuco


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quarta-feira (22) aumento médio de 11,25% nas contas de luz de clientes da Celpe, distribuidora que atua em Pernambuco. O reajuste começa a valer em 29 de abril.

Para a baixa tensão (residências e comércio) atendida pela Celpe, a tarifa de energia ficará de 11,44% mais cara, na média. Já para a alta tensão (indústria), ficará 10,91% mais cara, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste ordinário, que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel. Em 2015, porém, devido à disparada nos custos do setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Celpe já haviam sofrido aumento de 2,2%, o menor entre as 59 distribuidoras do país contempladas.

Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Em 2015, porém, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás).

O ajuste fiscal feito pelo governo Dilma Rousseff com o objetivo de reequilibrar suas contas também contribui para os aumentos mais fortes nas contas de luz em 2015. Isso porque o governo decidiu repassar aos consumidores todos os custos com os programas e ações no setor elétrico, entre eles o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda e o pagamento de indenizações a empresas. Em anos anteriores, o Tesouro assumiu parte dessa fatura, o que contribuiu para alivias as altas nas tarifas.

Mesmo assim, para os consumidores do Nordeste e do Norte do país a conta de luz vai subir menos em 2015. Isso porque a lei prevê que a maior parte desse custo extra seja bancada pelos consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar para as tarifas todo o custo com a compra dessa energia.

 Informações do G1

Educação de Jovens e Adultos entra na pauta do Plano Municipal de Educação


Continuando a debater a educação de Santa Cruz do Capibaribe para a próxima década, a Secretaria de Educação está realizando nesta quinta-feira (23), a 6ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação.

O encontro tem o propósito de obedecer à legislação, e definir metas e ações para os próximos anos no setor. No encontro será discutida a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das metas 9 e 10 do Plano Municipal de Educação (PME). Iniciará às 8h, no auditório da Câmara de Vereadores.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A idade mínima para ingressar na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Confiram as atrações do Bregaribe 2015

JOVEM DESABAFA POR CAUSA DA FALTA DE COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NO DISTRITO DE POÇO FUNDO


Como simples cidadão, venho divulgar a presente nota de repúdio à omissão dos órgãos responsável pela Segurança Pública que por anos é indiferente aos atos de violência que os moradores do Distrito Poço Fundo (Santa Cruz do Capibaribe-PE) têm sofrido.

Essa situação de abandono é resultado da baixa qualidade da representatividade dos políticos que vieram aqui na nossa Vila pedir nosso voto.

Você prefeito, você vereador de situação e principalmente de oposição são culpados por cada assalto aqui nessa vila! Vocês têm garganta e força para discutir picuinhas e para disputas políticas mesquinhas, porém, para solicitar esse direito nossos aos órgãos responsáveis pela segurança pública, vocês são ineficientes! Mostram “corpo mole”, colocando a culpa em outra instância de governo, mas a culpa é de vocês! Porque ou vocês são sem valor para essas instâncias ou são irresponsáveis.

É vergonhoso ver os debates do legislativo municipal, quanta argumentação e estratégia para se sair bem em suas politicagens. Desejamos ver o gasto de tanta energia com coisas mais úteis e urgentes, como esta que estou colocando.

Entendo que tal atitude dos Senhores que são responsáveis pela administração pública (municipal e estadual) demonstra o desprezo e pouco caso com a nossa comunidade, razão pela qual venho a público divulgar a presente NOTA DE REPÚDIO.


Por: Jobson Ferreira

HOMEM É ASSASSINADO NO DISTRITO LAJES EM CARUARU


Uma homem aproximadamente aparentando ter 25 anos,foi assassinado na tarde desta segunda-feira (21) as margens da estrada que dá acesso ao sitio Poço Dantas,no distrito Lajes município de Caruaru.

A vitima não foi identificada até o momento,peritos da Policia Civil encontraram em suas veste uma porção de maconha,dando a crer que a vitima tenha sido atraída para o local para fazer uso de drogas e acabou sendo assassinado,com um tiro na nuca.

A Policia Militar esteve no local realizando o isolamento da área,enquanto os peritos realizava o levantamento do corpo  e em seguida,levada para o IML da cidade de Caruaru.

Doe e ajude-no a manter o site no ar

Resultado de imagem para fotos do cartao da caixa economica


CONTA ; 1038

AGENCIA ; 013 00002341-0 06/21
NOME  ISRAEL DE BRITO SOUZA

Petrobras salvou Santos de tragédia tóxica


Chamada às pressas, a Petrobras salvou a população dos bairros da zona portuária de Santos (SP) de uma tragédia tóxica no incêndio que atingiu seis tanques que estocavam combustíveis no pátio da Ultra cargo. Relatórios sigilosos de engenheiros da petroleira citam que as chamas lamberam dois tanques que continham cloro e amónia, e foram resfriados com prioridade, com sucesso. Caso atingidos pelo fogo, o cloro, apesar de não inflamável, intensificaria a combustão; e a amónia causaria sérios danos a pessoas que a inalassem: riscos de cegueira, crise respiratória e queimaduras fatais.

Alerta presidencial

Informada pelo serviço de inteligência, durante o incêndio que durou a Semana Santa, a presidente Dilma ordenou à petroleira que ajudasse com todos os recursos.

Salva guarda

A petroleira utilizou dois navios para puxar água do mar, e seis caminhões-tanques para apoio aos bombeiros. Além das orientações dos engenheiros sobre o resfriamento.

Não deu conta

O Corpo de Bombeiros de Santos, com atuação tímida e impotente - a despeito do reforço de São Paulo - não deu conta.

Os técnicos da Petrobras foram essenciais.

A nota, que  não foi publicada em nenhum grande jornal, pode ser lida no blog  Esplanada Editado por Lenadro Mazzini 

Mistério do planeta anão: pontos de luz têm origens diversas


Apelidadas como “luzes alienígenas” na superfície, ou Feature 1 e Feature 5, mostram raios brilhantes em relação ao resto de Ceres.

Dois pontos de luz diferentes na superfície do planeta Ceres (ou Anão) revelam informações importantes sobre sua formação.

Os cientistas descobriram que as luzes têm diferentes origens, mostrando a presença de materiais diversos no corpo celeste de acordo com novas imagens divulgadas pela Nasa. As informações são do Daily Mail.

As fotos foram capturadas a 45 mil quilômetros de distância e mostram que o par de brilhos têm propriedades diferentes de temperaturas – após terem sido capturadas em infravermelho.

As imagens fazem parte do primeiro mapa colorido de Ceres, mostrando variações de materiais da superfície, e revelando os diversos processos que ajudaram a moldá-la.

“O planeta anão não é somente uma pedra inerte. É ativo, tendo sofrido processos que resultaram em diferentes materiais em diferentes regiões”, explicou Chris Russel, da Universidade da Califórnia.

Apelidadas como “luzes alienígenas” na superfície, ou Feature 1 e Feature 5, mostram raios brilhantes em relação ao resto de Ceres, mas na região 1 faz-se mais frio que toda a superfície (já a cinco tem temperatura similar).

No mês passado, cientistas disseram que este par de pontos brilhantes misteriosas poderia ser altaneiro 'vulcões de água’, quando os flashes cativaram a atenção de cientistas.

Apesar das novas descobertas desta semana, a origem ainda permanece desconhecido. “Os pontos brilhantes continuam a fascinar a equipe de cientistas, mas vamos ter que esperar até que nos aproximamos e formos capazes de determinar a sua origem”, disse Chris Russell.

Imagens recentes da sonda ‘Amanhecer’ revelam a feature 5 em vários ângulos como a rotação de asteroides.

Os raios de luz são visíveis mesmo quando eles estão perto da borda de Ceres, o que sugere que eles devem estar muito acima da superfície e não no fundo de uma cratera de impacto, como se acreditava anteriormente.

Cometa 67P causa surpresa com falta de magnetismo


Descoberta pode derrubar teoria sobre a formação de corpos do sistema solar.

Em uma nova reviravolta na expedição da sonda espacial europeia Rosetta, descobriu que o seu alvo, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, não tem campo magnético - informaram os cientistas na terça-feira.

Um laboratório robô enviado para o Cometa 67P em 12 de novembro do ano passado não encontrou evidências de que seu núcleo era magnetizado, disseram os estudiosos.

A descoberta pode varrer uma teoria fundamental sobre a formação de cometas e outros corpos do sistema solar, afirmou o pesquisador Hans-Ulrich Auster.

Isso significaria que as forças magnéticas podem não ter desempenhado um papel, como teorizado por alguns, numa fase crucial da edificação dos planetas.

A descoberta foi publicada na revista Science e apresentada simultaneamente em uma reunião da União Europeia de Geociências (EGU), em Viena.

O estudo foi feito com base em medições enviadas para casa por Philae, o laboratório do tamanho de uma máquina de lavar roupas, em novembro passado.

A descida da nave-mãe em órbita Rosetta - que durou sete horas e percorreu 20 quilômetros - terminou com uma aterrissagem difícil, um acidente que acabou por ser uma bênção para a equipe de Auster.

A sonda, que pesa 100 quilogramas na Terra, mas menos do que uma pena na fraca gravidade do cometa, ricocheteou na superfície dura várias vezes antes de se acomodar em um ângulo em uma vala escura.

"Essa trajetória complexa acabou por ser cientificamente benéfica", disse a Agência Espacial Europeia (ESA), em comunicado.

"O voo não planejado na superfície, na verdade, significou que pudemos coletar medições precisas do campo magnético com Philae nos quatro pontos com que fizemos contato, numa variedade de alturas acima da superfície", explicou Auster.

Philae tinha energia de bateria armazenada suficiente para 60 horas de trabalho e enviou para casa uma coleção de dados preciosos antes de entrar em modo de espera em 15 de novembro.

A partir da análise dos dados "concluímos que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko é um objeto incrivelmente não-magnético", contou Auster.

Cometas são aglomerados de poeira primordial e gelo que giram em torno do Sol em órbitas elípticas.

Rosetta, a missão de 1,4 bilhão de dólares (cerca de R$ 4,3 bilhões), tem como objetivo desvendar os segredos de cometas - que astrofísicos acreditam serem os "semeadores" da Terra com alguns dos ingredientes favoráveis à vida.

Atração antiga

Outra área que desperta interesses é esta: o que os cometas podem revelar sobre o papel do magnetismo na formação do sistema solar quase 4,6 bilhões de anos atrás?

A ideia é que o Sol, asteroides, cometas, luas e planetas surgiram a partir de um disco de roda de gás e poeira - muitos deles grãos de magnetita, uma forma de ferro.

Na escala microscópica, campos magnéticos no disco protoplanetário ajudaram a manter o material de moita coeso para criar órgãos embrionários, segundo esta hipótese.

Mas como o magnetismo ajudou no processo de deposição que veio depois ainda é um mistério.

Alguns teóricos sugeriram que o magnetismo pode ter desempenhado um papel na fase intermediária de construção do corpo, antes que o objeto se torne grande o suficiente - centenas de metros e depois quilômetros - por gravidade para assumir como força dominante.

Mas os resultados divulgados na terça-feira parecem refutar esta tese.

"A teoria de que as forças magnéticas ajudaram a construir planetas torna-se menos provável", explicou Auster à AFP, da Technische Universitat Braunschweig, na Alemanha.

"Se o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko é representativo de todos os núcleos de cometas, então sugerimos que as forças magnéticas não são suscetíveis de ter desempenhado um papel na acumulação de blocos de construção planetários superiores a um metro", acrescentou.

Karl-Heinz Glassmeier, principal investigador da equipe Rosetta, disse que os campos magnéticos parecem ter sido "muito menores no início do Sistema Solar do que se pensava, porque se eles fossem maiores, provavelmente teriam provocado uma magnetização mais forte" no cometa 67P.

Rosetta entrou na órbita do cometa em agosto passado após uma caminhada de seis bilhões de quilômetros de mais de uma década que exigiu quatro sobrevoos da Terra e de Marte, usando a gravidade dos planetas como um estilingue para ganhar velocidade.

O cometa deve atingir seu ponto mais próximo ao Sol, a uma distância de 186 milhões de quilômetros, em 13 de agosto.