segunda-feira, 31 de março de 2014

Encerramento do Jubileu de Ouro na IEADPE, filial de Brejo da Madre de Deus-PE

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Filial em Brejo da Madre de Deus-PE, realizou neste domingo dia 30 de março de 2014 o encerramento das festividades do Jubileu de Ouro de tempo Evangelístico no Campo de Brejo.

O Culto foi fechado com chave de ouro, e teve na programação os cantores Josafá, Tiago do Arcodeon, Conjunto da Mocidade de Santa Cruz do Capibaribe, e como preletor o Pb. Jairo Fortunato da cidade de Caruaru-PE,

A comemoração do Jubileu de Ouro foi realizado na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Maria da Glória de Oliveira Aguiar com o Tema: "Guarda o que tu tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ap 3.11b."

Confira as Fotos






















Fonte:Assembleia de Deus em Brejo da Madre de Deus.

Com mais três UPAEs, Governo do Estado reforça saúde do Interior‏


A saúde dos pernambucanos ganha um reforço especial com mais três novas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs)”. Foi o que assegurou, ontem (30), o governador Eduardo Campos, durante a inauguração da (UPAE) de Belo Jardim, no Agreste Central. Eduardo Campos realizou, ainda, a entrega de outras duas unidades, a UPAE de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e a de Limoeiro, no Agreste Setentrional. As novas unidades somam-se a outra seis já entregues à população. Até o final deste ano, outras seis unidades serão inauguradas em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife; Escada e Palmares, ambas na Mata Sul; Goiana e Carpina, na Mata Norte; e Ouricuri, no Sertão do Araripe.
Para Eduardo, as especialidades vão garantir mais qualidade no diagnóstico e no tratamento de doenças de baixa e média complexidade. “É importante destacar que as UPAEs foram construídas com 100% de recursos do Governo do Estado e a manutenção será compartilhada com as prefeituras”, lembrou o governador.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 37 milhões nas três unidades entregues neste domingo à população do interior. Antes de definir os locais para a implantação das UPAEs, a equipe da saúde procurou localizações estratégicas para cada nova unidade. A UPAE de Arcorverde, por exemplo, vai beneficiar 13 cidades. A unidade de Belo Jardim vai atender a 270 mil habitantes dos municípios de Alagoinha, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.
Já o equipamento de Limoeiro beneficiará 12 municípios do Agreste e da Mata Norte, totalizando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Cada unidade terá capacidade para realizar cerca de 80 mil atendimentos e 160 mil exames em diversas especialidades. O objetivo da ação é descentralizar os atendimentos e oferecer conforto aos pernambucanos que residem no interior.
“Com as UPAEs, nós reforçamos a atenção básica à saúde em todo o Estado, garantindo um atendimento integral a todos os pernambucanos”, salientou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, ressaltando que a união entre o Governo do Estado e os municípios foi um dos fatores que possibilitaram a implantação das novas unidades.

Já o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, lembrou que há 30 anos a cidade não recebia um grande investimento. “A última intervenção foi a construção do Quartel dos Bombeiros, viabilizada no governo de Joaquim
Francisco”, disse o prefeito, revelando que a UPAE foi construída em apenas cinco meses e vai prestar atendimentos à população de diversas cidades da região.


Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Eduardo Braga

CEMIG "do Aécio" vende energia velha a preço de nova. Dilma e MPF lutam para acabar com a farra.


Imagine você ser obrigado a comprar um carro modelo 1971 a preço de zero quilômetro. Pois é uma coisa parecida que os tucanos estão fazendo com os consumidores de energia elétrica da CEMIG.

E a tucanada não quer largar o osso por mais 20 anos. Entraram na justiça pelo que dizem ser o "direito adquirido" de obrigar o cidadão a pagar por energia antiga e barata o preço de energia nova e mais cara.

Foi isso o que disse o Ministério Público Federal contra prorrogação do contrato de concessão da Usina Hidrelétrica de Jaguara para CEMIG.

A Usina de Jaguara entrou em operação em 1971. Já teve o custo do investimento amortizado, por isso agora só tem custo operacional, o que é muito mais barato.

Dilma ofereceu em 2012 antecipar a renovação da concessão pelos próximos anos, desde que a CEMIG reduzisse a tarifa para um valor justo para o cidadão. Aécio Neves (PSDB-MG) subiu nas tamancas no Senado dizendo que não, para não perder os lucros exorbitantes. A CEMIG não renovou.

A concessão venceu em 28 de agosto de 2013. O Ministério das Minas e Energia requereu a devolução da concessão para licitar novamente, com preço mais baixo para baixar o custo da energia para o cidadão.

A CEMIG entrou na justiça e a causa será julgada no STJ. Conseguiu uma liminar provisória. Agora vai a julgamento definitivo. Mas o MPF já deu seu parecer contrário.

Esfolando brasileiros para mandar o excesso de dinheiro para a Colômbia

Qual a lógica de uma empresa pública como a CEMIG não dividir pelo menos uma parte dos ganhos de produtividade com o consumidor?

Só para ter mais lucros exorbitantes, muito acima do razoável. E o pior é usar esse excesso de lucro para comprar empresas na Colômbia, como informou o Tijolaço.

Veja bem que nem se trata de construir novas obras dentro da lógica de desenvolver a infra-estrutura integrada latino-americana, o que não temos nada contra, se for feito com critério, financiamento e contra-partidas. Mas o que a CEMIG está fazendo é comprar usinas na Colômbia que já existem lá, só porque está sobrando dinheiro aqui das tarifas cobradas do distinto público.

Uma empresa privada fazer isso, é problema dela. Mas uma empresa pública, cujo controle acionário pertence ao povo de Minas, é problema nosso.

A Light, que distribui eletricidade no Rio, é controlada pela CEMIG e divide com a CELG (de Goiás) a lanterna de pior empresa do Brasil no ranking da ANEEL.

O DISTRITO DE SÃO DOMINGOS REGISTRA 2 HOMICÍDIO NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA

O distrito de São Domingos registrou na tarde desta segunda-feira (31), dois homicídios, tudo aconteceu na Rua Carmem Miranda, onde veio a ser alvejado com disparos de arma de fogo Jose Leonardo da Silva 21 anos e Lucinaldo Junior da Silva ( Juninho 15 anos) o mesmo iria completar 16 anos no próximo dia 6 de abriu, Leonardo veio a falecer no local, já Juninho foi socorrido para a policlínica de São Domingos mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.  

  José Leandro da Silva 21 ANOS 
Primeira vítima levou vários tiros na cabeça, tórax e face.

Leonardo faleceu no local 




Juninho 15 anos 
Lucinaldo foi socorrido para a policlínica de São Domingos, 
mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito 
  
 Juninho ( 15 anos ) 


apenas 1 tiro atingiu Juninho 


Do São Domingos Pode Mais
Fotos:Erivaldo Alves. 

sábado, 29 de março de 2014

Aniversário do Blog: Mensagem do Presidente Lula para vocês, queridos leitores

E já se vai mais um ano de blog.Estamos comemorando 2 anos de ISRAELNOTICIA10.BLOGSPOT.COM Parece que foi ontem que criamos esse espaço. Mas, é assim, o tempo parece voar quando fazemos o que gostamos,  e temos a   companhia de pessoas tão especiais como vocês, queridos e  queridissimas amigas. Bom, sem muito blá, blá, blá, quero agradecer a todos meus queridos leitores por terem feito desse blog sucesso absoluto e recorde de acessos, antes só permitido a blogueiros famosos. Para comemorar mais um ano de blog, vocês ganharm um presentão do nosso eterno Presidente Lula. Leiam a cartinha!! Clique na imagem   











ELA É A REPRESENTAÇÃO FÍSICA DE QUE É RARO...MAS EXISTEM POLÍTICOS DIGNOS QUE MERECEM O TOTAL RESPEITO. ELA NÃO É UMA MULHER...É UMA DINAMITE!



Iraque discute lei que permite casamento com crianças de 9 anos


Um projeto de lei elaborado pelo governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, permitirá que homens iraquianos sejam polígamos e que se casem com meninas de 9 anos. Atualmente, a poligamia é proibida no país, e o casamento é proibido para homens e mulheres menores de 18 anos.

A tradição muçulmana afirma que o polígamo deve manter uma relação de igualdade com todas as suas mulheres, mas sua aplicação legal abriu brechas para reinterpretações. Assim, ficou estabelecido que o marido pode passar sete dias consecutivos ao lado de uma esposa, se esta for uma jovem em seu primeiro casamento. No caso de mulheres mais velhas, que já tenham sido casadas, o marido só é obrigado a passar três dias consecutivos ao seu lado, antes de voltar a dividir seu tempo com as outras esposas.

A igualdade de tratamento às esposas prevê que cada uma delas tenha sua própria casa, para evitar conflitos e ciúmes, e o obriga o marido a não abandonar a casa de uma esposa para ir ao encontro de outra, salvo em caso de necessidade. No entanto, na opinião de muitos juristas muçulmanos, este princípio não exige que o marido mantenha o mesmo grau de carinho e respeito entre as esposas.

Lei limita direitos das mulheres


Repleta de artigos polêmicos, a lei estabelece novas idades mínimas para o casamento. Os homens agora poderão se casar aos 15 anos, e as mulheres, aos 9, embora o artigo 16 aponte que pessoas ainda mais jovens possam se casar caso tenham a permissão de um tutor, pai ou avô.

De acordo com o Corão, o profeta Maomé tinha nove esposas e se casou com sua favorita, Aisha, quando ela tinha apenas 6 anos. O casamento, no entanto, não foi consumado até que a jovem completou 9 anos. Após receber o consentimento das esposas, o profeta teria ido à casa de Aisha para morrer em seus braços.

O artigo 101 afirma que um homem tem o direito de desfrutar de relações sexuais com sua esposa em qualquer momento que deseje, e sem a necessidade de seu consentimento. O artigo também proíbe que as mulheres deixem suas casas sem a permissão dos maridos. Uma esposa muito jovem ou muito velha, incapaz de satisfazer seu marido sexualmente, não terá direito a auxílio financeiro por parte do cônjuge.

O artigo 63 impede o casamento permanente entre homens muçulmanos e mulheres de outra religião, e abre espaço para o mut’a, um casamento temporário, no qual o casal informa a uma autoridade religiosa por quanto tempo pretende permanecer junto. Terminado o período, somente os homens têm a possibilidade de reivindicar um mehr, uma renovação do casamento.

Para analistas políticos, o projeto de lei é uma tentativa do primeiro-ministro de cooptar o partido radical xiita Fadhila. De acordo com pesquisas, as eleições legislativas previstas para 30 de abril darão ao Dawa, partido Al Maliki, uma minoria no Parlamento, e a sua súbita conversão à Sharia (lei islâmica) seria, na verdade, uma forma de obter o apoio do partido fundamentalista.

Vereadores do Brejo da Madre de Deus participam de Congresso da UVP

Os vereadores do Brejo da Madre de Deus Avecino Lima, Neném do Reboque e 
Roberto Asfora Filho participaram nesta sexta-feira (28), em Gravatá, do Congresso
 Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). Neste ano o congresso
 debateu políticas públicas para o semiárido, e outros temas importantes com o objetivo 
de fortalecer os legisladores, que na qualidade de representantes dos cidadãos, precisam sempre estar aptos para melhor contribuírem com a sociedade que o escolheu.

Para o vereador líder da bancada de situação em Brejo, Roberto Asfora Filho, o 
congresso foi importante para acelerar convênios que possam trazer melhorias para população.
“É de suma importância à interação e aproximação do governo municipal bem 
como dos vereadores, não só com o governador, mas com os secretários de 
governo, viabilizando e acelerando assim os convênios que venham a beneficiar
 o nosso município e a nossa população”, disse. .

Neném reboque aproveitou para reivindicar as necessidades do distrito São
 Domingos e também do Sítio Caldeirão.

“Foi um congresso de grande importância para não só o nosso município, mas
 para todo o Pernambuco. Eu como representante do distrito São Domingos, não
 poderia ficar de fora e deixar de reivindicar as necessidades da população do referido distrito. Aproveitei também a oportunidade e falei com Aldo Santos Secretário de 
Agricultura do Estado, a respeito da barragem do Sítio Caldeirão”, destacou.

Outra solicitação importante para o Brejo da Madre de Deus foi feita pelo vereador 
Avecino Lima, que pediu ampliação dos reservatórios do município.
“Tive a oportunidade de conhecer o Secretário de Agricultura, Aldo Santos, e fiz a reivindicação para que se ampliem os reservatórios de água do nosso município,
 bem como a ampliação do assistencialismo a toda a zona rural que vem sofrendo
 bastante com a estiagem”, disse.

Do Estação Notícias

Saiu à programação das atrações da Semana Santa em Fazenda Nova



CNI/Ibope: cresce noticiário desfavorável ao governo Dilma

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27, apontou que, numa percepção sobre o noticiário, as notícias mais desfavoráveis ao governo Dilma Rousseff subiram de 28% para 32% em relação ao levantamento anterior, de dezembro. As notícias mais favoráveis caíram de 19% para 15% no mesmo período.

Os assuntos mais lembrados foram as manifestações, com 21% das menções. A Copa do Mundo e a Copa das Confederações estão em segundo lugar, com 18%. Em terceiro lugar, estão as notícias de corrupção não ligadas diretamente ao governo federal e as viagens da presidente Dilma Rousseff, com 9% de citações cada um. Essas notícias, contra o  governo Dilma, são as que mais repercutiram em toda a imprensa brasileira. Um jornal publica. Em seguida, todas as outras mídias copiam e propagam

A primeira pesquisa CNI/Ibope de 2014 foi realizada entre os dias 14 e 17 deste mês com 2.002 pessoas em 141 municípios. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Pessimistas, tremei: super porto do Açu, em fim de obra, investe R$ 3,3 bi para atender o pré-sal


Com a quebra de Eike Batista, muito urubu vibrou achando que o super porto do Açu, em São João da Barra (RJ), iria virar uma obra parada. Teve gente que falou até que o porto estava afundando.

Pois o controle acionário mudou de mãos para a EIG Global Energy Partners, e a antiga LLX virou Prumo logística. Foram investidos R$ 1,4 bilhão no ano passado e mais R$ 1,9 bilhão está sendo investido neste ano. Com obras aceleradas, as operações estão previstas para começar em junho.

Junto com os terminais portuários há um complexo industrial com foco na indústria do petróleo. Já se instalam no Complexo as empresas Technip, NOV, OSX e Anglo American. Outras empresas que já assinaram contrato e que deverão começar em breve as obras estão V & M, Intermoor, GE, MPX, Asco, MFX, Wärtsilä e Ternium. A Prumo quer atrair movimento de carga da própria Petrobras.

Sheherazade faz escola: Tem gente achando que tarados fazem 'justiçamento' com mulheres sexys


O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou nesta semana o estudo "Tolerância social à violência contra as mulheres".

Apesar da evolução, com cada vez menos pessoas tolerando a violência doméstica, grande parte dos entrevistados ainda mostram uma visão deturpada do respeito à mulher.

Duas afirmativas tiveram respostas preocupantes:

1 - Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

65% responderam que concordavam (42,7% totalmente e 22,4% parcialmente).

2 - Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros.

58,5% responderam que concordavam (35,3% totalmente e 23,2% parcialmente).

Independentemente de cada pessoa achar certo ou errado uma forma dos outros se vestirem, nada justifica dizer que merecem ser atacadas, nem dividir a responsabilidade de um estuprador com a mulher, por mais sensual que se pense que ela esteja. A mulher não pode ser tratada como um objeto que possa ser roubado com uso da força em hipótese nenhuma. Sexo só é admissível consensualmente em qualquer circunstância.

Essas respostas aí acima me lembrou a desastrosa fala de Raquel Sheherazade, apresentadora do SBT, quando disse achar compreensível o linchamento de um menor infrator.

Se essa moda pega, os tarados vão dizer que fazem 'justiçamento' com mulheres que não vestem burka.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Organização e grandes palestrantes fizeram a formação continuada dos educadores do Brejo, um sucesso absoluto



 Nos dias 24 e 25 de março a Secretaria de Educação deu inicio a formação continuada de educadores da rede municipal de ensino em Brejo da Madre de Deus. Com o tema Qualidade de educação: Desafios e Perspectivas, a Cooperativa de Consultores e Serviços Técnicos (COONSULT) sediou o evento.

A formação contou com mais de 500 educadores e foi um sucesso absoluto. Para Geórgia Oliveira Secretária de Educação, esse foi um momento histórico para o Brejo da Madre de Deus.

“Com certeza é mais uma conquista para os professores do nosso município, com aproximadamente 500 participantes essa formação foi um sucesso. Tive a oportunidade de escutar muitos elogios de professores que trabalham em outras redes de ensino, enfatizando a qualidade dessa formação e de como estavam satisfeitos em vivenciarem esse momento histórico da educação da nossa querida cidade”.

A assessora educacional do município, Kátia Cardoso, destacou o nível e a qualidade dos palestrantes.
“É um momento ímpar para a educação de Brejo da Madre de Deus, são palestrantes reconhecidos em todo o Brasil. Trouxemos temas atuais e discutidos por muitos estudiosos contemporâneos”.

Os palestrantes ficaram encantados com a cidade, o acolhimento e também com a participação dos educadores no evento.

“A cidade é linda, a população é muito acolhedora, os profissionais que estiveram aqui presentes demonstraram entusiasmo e participaram ativamente das discussões”, disse o Dr. Rossandro Klinjey.
Palestrante Rossandro Klinjey

 “Estive em muitos municípios desse imenso Brasil, mas com certeza a cidade de Brejo da Madre de Deus me deixou muito feliz, a equipe pedagógica nos deu total assistência em todos os momentos estiveram contribuindo para que tudo ocorresse da melhor maneira possível”, destacou o Dr. Casemiro Campos.

“Fiquei completamente extasiado com o comprometimento de todos que estiveram aqui presentes, faço palestras há pelo menos 10 anos e afirmo com todas as palavras que divulgarei o nome dessa cidade por onde quer que eu vá, a participação da plateia fez a diferença. O prefeito do município e a secretaria de Educação estão de parabéns pela forma que realizaram esse evento”, afirmou o Dr. Dirceu Moreira.

“Já conhecia Fazenda Nova, mas, nunca tinha vindo a Brejo sede, fiquei maravilhado com a paisagem natural desta cidade, e também fiquei muito feliz por participar desse evento, pois não imaginava que essa bela cidade tivesse tanta gente comprometida com a educação como a estimada e sua equipe pedagógica. Sem falar da assiduidade dos professores todos estão de parabéns”, foram às palavras do Dr. Jansen Felipe.

O prefeito Roberto Asfora fez de tudo para comparecer na formação continuada dos educadores, mas na agenda estava uma reunião com o vice-governador do Estado.

“Infelizmente não pude estar presente nesse grande evento da Secretaria Municipal de Educação, pois estava em reunião com o vice-governador do estado, tratando de assunto ligados ao nosso querido município, mas, tenho plena convicção de que a Educação do nosso estimado município foi contemplada com a presença de palestrantes que participam dos movimentos que defendem as mudanças nos paradigmas da educação nacional. Tenho  absoluta certeza que os professores e professoras deste município sentir-se-ão com um novo olhar para a sua prática pedagógica a partir de amanhã, vamos todos juntos, trabalhar por um Brejo cada vez mais forte e muito mais unido”, disse o prefeito do município, Roberto Asfora.
Da Assessoria

Guarda Civil Municipal divulga números para contato


O trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal em Brejo da Madre de Deus trouxe mais segurança para população brejense. Os assaltos praticamente acabaram graças ao trabalho realizado em conjunto com as polícias Civil e Militar.

Para que a população tenha um contato direto com a Guarda Civil Municipal, estão sendo divulgados seis números de celulares para que o cidadão acione a guarda sempre que precisar.

É importante também destacar que passar trotes é crime, e o infrator pode ter que pagar multa, ou até mesmo ser detido.
“Os números para o contato com a Guarda Civil Municipal estão disponíveis para toda população. Mas é bom lembrar que o cidadão deve ligar apenas em caso de necessidade. As chamadas serão todas identificadas e gravadas e caso alguém queira brincar de passar trote, vai se complicar com a justiça”, destacou Morais, comandante da Guarda Civil Municipal em Brejo da Madre de Deus.

Anote os números dos telefones para contato com a Guarda Civil Municipal do Brejo da Madre de Deus:

9529-0551
8166-1196
9756-0155
8166-1260
9601-1807
8166-1063

Do Estação Notícias 

Em programa eleitoral, Eduardo e Marina se classificam como “filhos da esperança”

Num tom coloquial, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva, da Rede, aparecem sentados um em frente ao outro no programa de governo do PSB-Rede, que foi ao ar nesta quinta-feira (27). Em clima de diálogo com o público, a dupla se intitulou “filhos da esperança e companheiros de luta e de paz”.

Na inserção de dez minutos, Marina relembra a trajetória política dela e de Eduardo. Miguel Arraes e Chico Mendes são citados para respaldar o legado.

“Você [Eduardo] lutando pela reforma agrária, no Nordeste, com seu avô Miguel Arraes. Eu, no Acre, lutando com Chico Mendes. O que nos aproximou foi o desejo de compartilhar este legado. Vamos juntar mais gente”, defendeu Marina.

As denúncias contra a Petrobras não ficaram de fora do material. No discurso, Eduardo afirma que Dilma está destruindo a empresa. “Eu vi, em 2010, a presidente Dilma defender a Petrobras, dizer que o adversário dela ia vender a Petrobras. Ela deixou o valor da empresa cair pela metade e a dívida aumentar quatro vezes”.

A política econômica do governo da presidente Dilma também foi alvo das críticas do governador. No programa, ele mencionou que a economia melhorou desde a gestão do presidente Itamar Franco e teve avanços durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Na análise de Campos, “Lula cuidou de preservar os avanços” conquistados nas gestões anteriores e conseguiu fortalecer a economia.

No entanto, em 2011, com a presença de Dilma, as coisas começaram a desandar.
Ao fim do programa, Marina e Eduardo dialogaram com a câmera e fizeram uma espécie de convite ao espectador para fazer parte do projeto de governo.

“Se o projeto for vitorioso, só tem uma pessoa para dar o crédito pela vitória. Você, cidadão brasileiro, que é capaz de fazer a mudança, que acredita e sabe o que é melhor para o Brasil”, disse Marina.

“Nós precisamos de você na política, ajudando a limpar o Brasil e a fazer um Brasil para todos os brasileiros”, acrescentou Eduardo, convocando os cidadãos a “entrarem em campo para fazer o Brasil campeão”.

Fonte: Blog do Jamildo

Quando Serra era governador,culpava a natureza por enchentes em SP. Agora, culpa Dilma

Geraldo Alckmin entregou ontem à tarde 784 moradias do programa de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco na Serra do Mar. Horas antes, José Serra deu entrevista em que citava o projeto como exemplo mundial de prevenção às chuvas e criticava o governo federal.

Vamos recordar? José Serra (PSDB), pediu para a população rezar contra enchentes



O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou a natureza pelo caos ocorrido em São Paulo na época em que ele era o governador, em decorrência das chuvas. "Foi uma chuva inusitada. Mesmo que estivesse tudo impecável seria inevitável haver problemas graves. [...] Temos que rezar para que isso não se repita", disse o governador em entrevista


Para se ter uma ideia, conforme o Plano de Microdrenagem do Alto Tietê, de 1998 (elaborado há 13 anos!), para São Paulo se livrar dos alagamentos seriam necessários mais 91 piscinões a um custo total de R$ 3,6 bilhões. Entre 2007 e 2010 (gestão Serra) os recursos aplicados para todas as ações no programa de infraestrutura hídrica de saneamento e combate às enchentes foi de apenas R$ 615 milhões, ou seja, praticamente seis vezes menos do que seria necessário apenas para a construção dos reservatórios.

Verbas cortadas

Ainda no período de 2007 a 2010 houve corte de R$ 20 milhões para serviços e obras na Bacia do Alto Tietê e não foi investido um centavo sequer em estudos de macrodrenagem, apesar de nos orçamentos destes anos estarem previstos recursos que totalizavam R$ 44 milhões para este fim. Os dados são do SIGEO – Sistema de Gerenciamento da Execução Orçamentária do Governo do Estado.

Para agravar ainda mais a situação, na última semana, o governo do Estado interrompeu a licitação de mais um piscinão – Jaboticabal – previsto para ser construído em área historicamente afetada por enchentes, como a Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, e o Km 13 da Via Anchieta, em São Bernardo. O reservatório é reconhecido como o maior instrumento para conter enchentes no Grande ABC e em parte da Capital, o que beneficiaria cerca de meio milhão de pessoas.