quinta-feira, 23 de maio de 2013

G1 testou: acesso à Arena PE é reprovado por torcedores

Na volta para casa, longa fila até pegar o circular para a Estação Cosme Damião (Foto: Priscila Miranda / G1)

O acesso à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife, foi reprovado por torcedores ouvidos pelo G1. Eles foram assistir ao amistoso entre Náutico e Sporting (de Portugal), na noite desta quarta (22), partida que marcou a abertura do estádio ao público. Filas intermináveis para chegar e sair do local, trânsito lento, lotação nas estações do metrô e dificuldade para pegar ônibus e táxis estão entre as principais queixas. Muitos chegaram ao campo no fim do jogo e outros desistiram no meio da viagem. Já a volta para casa atravessou a madrugada desta quinta-feira (23). O público pagante foi de 26.803 pessoas.
O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado"
Glícia Barbosa, passageira do metrô
Para testar o plano de mobilidade, a reportagem do G1 se misturou aos torcedores e foi até o estádio de ônibus, metrô e táxi. Partindo de três pontos da capital pernambucana – Zona Norte, área central e Zona Sul -, foi possível avaliar os diferentes meios de transporte que levam ao município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, onde está situado o estádio que vai receber as partidas oficiais da Fifa. Milhares de brasileiros e turistas vão utilizá-los, já no próximo mês, durante os jogos da Copa das Confederações. Confira abaixo o teste de cada serviço.
Metrô comparado a ‘lata de sardinhas’
A viagem de metrô da Zona Sul do Recife até a Arena Pernambuco durou pouco mais de duas horas. A reportagem do G1 chegou à estação Aeroporto por volta das 18h. O embarque atrasou devido à desorganização nas filas da bilheteria. Inaugurada recentemente, a plataforma está posicionada bem em frente ao aeroporto da cidade, no bairro da Imbiribeira. Uma passarela está sendo construída no local para ligar o terminal aéreo à Linha Sul do metrô; no entanto, o equipamento não vai ficar pronto para a Copa das Confederações. A nova estrutura, que vai passar sobre a Avenida Mascarenhas de Morais e Rua Barão de Souza Leão, só deve ser aberta em setembro, conforme a Secretaria das Cidades. Por enquanto, quem desembarca no aeroporto tem que cruzar a avenida pela faixa de pedestres.
COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Jogos na Arena Pernambuco
16/0619hEspanha x Uruguai
19/0619hJapão x Itália
23/0616hUruguai x Taiti
Fonte: Fifa
 Quem é turista ou não conhece bem a capital pernambucana deve ficar atento. As estações da Linha Sul ficam a cerca de 3 quilômetros da Avenida Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da cidade e onde estão situados a maioria dos hotéis, pousadas e albergues. Por isso, se você estiver hospedado na orla e não quiser a fazer essa caminhada, deverá pegar um ônibus até o metrô. Apesar da proximidade do início dos jogos, grande parte das paradas de coletivos do bairro está depredada ou não possui painéis com informações sobre linhas e destinos. Ou seja, antes de deixar o hotel, deve-se pedir ajuda na recepção, porque encontrar um fiscal nos pontos de ônibus é tarefa praticamente impossível.
O bilhete do metrô que leva até a Arena custa R$ 1,60. Cartazes exibem a tarifa e o mapa das estações, porém as informações estão apenas em língua portuguesa. Nem nas bilheterias nem nas plataformas de embarque há panfletos ou placas com dados em inglês ou espanhol. Entre a entrada na estação Aeroporto e o embarque em uma das composições, a reportagem esperou 18 minutos. Partindo de lá, são 17 estações até o estádio: Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira, Largo da Paz, Joana Bezerra, Afogados, Ipiranga, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado e Rodoviária.
Metrô lotado no caminho para a Arena Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)Metrô lotado no caminho para a Arena
Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)

Do Aeroporto até Joana Bezerra, onde é feita a baldeação para a Linha Centro, foram 16 minutos de viagem. É preciso ficar atento aos nomes das estações porque não há avisos sonoros. Diferentemente das novas plataformas da Linha Sul, a estação Joana Bezerra tem várias placas danificadas, paredes sujas e mural de informações incompleto. A viagem, que seguia tranquila até o local, ficou tumultuada com a proximidade do horário de pico. Dezenas de passageiros, que largavam do trabalho, se juntaram aos torcedores. Muita gente fez o trajeto até a Arena em pé. Apesar disso, as composições são bem conservadas e possuem ar-condicionado.

Na Joana Bezerra, a espera pela composição foi de 10 minutos. Até o desembarque na estação Cosme e Damião, próxima ao estádio, foram mais 50 minutos. Um das passageiras, Glícia Barbosa, estava a caminho da Arena com um grupo de nove amigos. "A gente se perdeu após o embarque na Joana Bezerra. O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado", disse. Outro usuário, Iraquitan José Lupercínio, comentou que a lotação ocorre diariamente. "Mesmo com os torcedores hoje [quarta], eu achei ontem [terça] mais cheio. Isso aqui é um sufoco. Uso o metrô todos os dias para ir e voltar de Camaragibe até o centro do Recife." A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 já anunciou que, no Grande Recife, os dias de jogos serão ponto facultativo, cabendo às empresas decidir se seus funcionários terão folga ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário