terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Instabilidade: PB registra apenas 32 casos de Covid-19 com um óbito nas últimas 24 horas


 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, devido à instabilidade nos sistemas e-SUS Notifica e SPI-PNI, não há referentes às doses de vacinas aplicadas nesta segunda (27).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (27), 32 casos de covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, 06 (18,75%) são moderados ou graves e 26 (81,25%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 463.616 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.246.810 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.
Também foram confirmados 02 novos óbitos desde a última atualização, sendo um ocorrido nas últimas 24 horas. Os óbitos registrados neste boletim ocorreram entre os dias 25 e 26 de dezembro, ambos em hospitais privados. Com isso, o estado totaliza 9.588 mortes. O boletim registra ainda um total de 358.058 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h, do dia 27/12/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta segunda, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os residentes do município de João Pessoa (2). As vítimas são um homem e uma mulher com idades entre 64 e 70 anos. Uma das vítimas era diabética e a outra não tinha comorbidade.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 15%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 28%. Em Campina Grande, estão ocupados 06% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 20% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 09 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 77 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Estudante é encontrado morto dentro de veículo em chamas em Campina Grande


 O estudante Daniel Vitor Cavalcante Brito, de 21 anos, estudante de engenharia civil, foi morto na noite dessa segunda-feira (17) e teve o carro incendiado, enquanto trabalhava como motorista por aplicativo. O crime aconteceu no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Moradores da região avistaram o carro pegando fogo e tentaram apagar, quando encontraram o corpo do jovem no banco de trás com queimaduras no braço. Dentro do automóvel, foram encontrados documentos, celulares e R$ 25 em dinheiro.

Segundo informações, o jovem teria sido morto por enforcamento e não em decorrência das chamas no veículo. Ele estaria usando o carro do tio para trabalhar a noite como motorista de transporte por aplicativo. A vítima seria residente do bairro Bodocongó e congregava em uma igreja evangélica na cidade, chegando a cantar no coral durante os festejos de Natal.

O carro não possuía nenhum tipo de registro de roubo ou furto, bem como o jovem não tinha passagem pela polícia. Até o momento não há informações a respeito da autoria ou motivação do crime.

PMJP publica lista dos novos nomeados e servidores têm 30 dias para se apresentarem


 A Prefeitura de João Pessoa publicou, no Semanário Oficial desta segunda-feira (27), a lista dos 86 novos nomeados em concursos públicos realizados pela instituição. Ao todo, foram convocados 6 agentes de controle urbano, 21 assistentes administrativos, 10 engenheiros e 49 profissionais de diversas especialidades da área da saúde. A lista completa com os nomes pode ser conferida no endereço: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2021/12/2021_Edi%C3%A7%C3%A3o_Especial_27-12.pdf

Os novos profissionais devem se apresentar para posse nos referidos cargos em até 30 dias, contados a partir da publicação. Eles deverão se apresentar na Divisão de Posse (Dipoc) da Secretaria de Administração, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, para serem empossados em seus cargos.

Antes de tomarem posse na Dipoc, os novos servidores da administração pública municipal devem se apresentar na Junta Médica, para realização do exame admissional. Para ir à Junta, é necessário primeiro realizar o agendamento prévio, das 8h às 12h, através do telefone (83) 3222-6627. A Junta Médica fica localizada na Rua Francisca Moura, 395, no Centro. Lá, o nomeado deve apresentar os resultados dos exames relacionados no Edital de Convocação, tais como hemograma, glicemia e avaliação cardiológica, entre outros.

Documentação – Em seguida, os nomeados devem se deslocar à Dipoc de posse do exame médico pré-admissional fornecido pela Junta Médica para investidura no cargo, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h, devendo apresentar também original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor com comprovante de votação da última eleição, documento militar (para o sexo masculino), carteira do PIS ou Pasep, carteira de trabalho, comprovante de residência, diploma, registro no Conselho de Classe, entre outros documentos relacionados no Edital de Convocação.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Prefeitura fecha acordo com ex-moradores da Comunidade Dubai para construção de novos apartamentos e pagamento de auxílio-moradia


 Em audiência realizada na manhã desta quinta-feira (16), no Ministério Público da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoa chegou a um acordo com representantes das famílias que residiam na área de Mata Atlântica localizada no bairro de Mangabeira, conhecida como Comunidade Dubai. Com o acordo, as famílias aceitaram as condições apresentadas pela Prefeitura e todos receberão novos apartamentos, que serão construídos, com previsão de entrega em um ano. Até a entrega das chaves, a administração municipal e o governo estadual vão garantir o auxílio-moradia e o auxílio alimentação.

A Prefeitura de João Pessoa já apresentou o projeto residencial e o local onde serão construídas as novas moradias, no bairro de Gramame. Segundo o prefeito Cícero Lucena, além dos apartamentos, a população também ganhará equipamentos públicos como escola e creche nas proximidades. Enquanto isso, todas as famílias que estão abrigadas em ginásios da Capital receberão auxílio-moradia.

“Nos reunimos com os representantes das famílias e eles aceitaram o local que escolhemos construir os apartamentos deles, no bairro de Gramame. É uma área da Prefeitura onde vamos fazer os apartamentos, escola e creche para atender à comunidade. Terei como parceiro o governador João Azevêdo, que desde o primeiro instante ficou ao nosso lado, para juntos darmos solução ao problema de moradia dessas famílias”, destacou Cícero.


A secretária de Habitação de João Pessoa (Semhab), Socorro Gadelha, assegurou o atendimento de todas as famílias cadastradas com o pagamento do auxílio-moradia até que recebam as chaves dos imóveis definitivos, que serão construídos pela administração municipal. O quantitativo de famílias beneficiadas com as moradias está em torno de 368 residências. Para consolidar o número real, o cadastramento foi reaberto e a listagem completa deve ser entregue ao Ministério Público até a próxima segunda-feira (20). “É uma alegria pra nós conseguirmos encaminhar a solução para a acomodação de todas as famílias que viviam naquela comunidade. Nossa missão é cuidar das pessoas e vamos seguir procurando oferecer sempre as melhores condições de moradia possível”, comentou.

Atualmente, as famílias estão abrigadas no Ginásio Hermes Taurino, nas Escolas Municipais João Gadelha e Afonso Pereira, além do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC). Desde então, a Prefeitura e o Governo do Estado estão prestando todo o apoio, garantindo a segurança alimentar, ofertando atendimentos médicos e odontológicos, além de assistência social com atualizações do CadÚnico e o cadastramento no programa auxílio- moradia.

Audiência – A audiência realizada no Ministério Público foi presidida pela promotora Ivete Leônia Soares de Oliveira Arruda e contou com representantes da Prefeitura, como a secretária de Habitação Socorro Gadelha, além de integrantes das famílias.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Audiência Pública na Câmara de Bayeux debate peças orçamentárias e planejamento para o município


 A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (14), uma audiência pública com o objetivo de discutir o projeto de Lei n° 23/2021, que estabelece o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025, contendo o planejamento estratégico do município; o projeto de Lei nº 24/2021, que propõe modificações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022; e o projeto de Lei n° 25/2021, que estima receita e fixa a despesa do orçamento geral da cidade para o próximo ano. A audiência foi presidida pelo vereador Betinho da RS (PDT), com o vereador Nildo da Casa Branca (PTB), o secretário de Planejamento do município, Adriano Martins, o secretário da Fazenda, Zades Lira, e o representante da secretaria, Sérgio Guimarães, compondo a mesa de debates.

“O orçamento desse ano e bem especial por vários fatores, primeiro porque há um crescimento significativo, de 24% em relação ao último ano, segundo porque nossas emendas impositivas estão previstas para acontecer, com uma reserva específica. Antes a gente tinha que tirar os valores de algum projeto e agora não mais, o que vai fazer com que vocês prestem um serviço melhor à população. Também teve um aumento grande em investimento”, explicou Adriano Martins. Ainda de acordo com o secretário, está previsto para o próximo ano um orçamento de cerca de R$ 236 milhões para Bayeux.

Em sua fala, Sérgio Guimarães explicou que está sendo discutido o Orçamento Geral do Município, que engloba tanto o Poder Executivo como o Poder Legislativo. Ele ainda detalhou os recursos que estão sendo disponibilizados para cada área, como: Poder Legislativo, previsão de R$ 8,4 milhões; Secretaria de Governo, R$ 2,3 milhões; Fundo de Direito do Consumidor, o Procon, R$ 609 mil; Fundo da Infância e Adolescência, R$ 431 mil; Procuradoria-Geral do Município, R$ 6,5 milhões, grande parte relacionada à precatórios; Secretaria de Fazenda, com R$ 13,9 milhões, onde estão incluídas as dívidas públicas; e a Secretaria de Planejamento, com R$ 4,3 milhões.

Ainda de acordo com Guimarães, já para a Secretaria de Administração está previsto um orçamento de R$ 4,1 milhões; para a Secretaria de Educação, maior orçamento do município, R$ 74,3 milhões; Secretaria de Infraestrutura, R$ 25,2 milhões; Meio Ambiente, R$ 1,2 milhão; Trabalho e Ação Social, R$ 4,1 milhões; Fundo da Assistência Social, R$ 4,3 milhões; Segurança e Proteção Social, R$ 7,2 milhões; Gestão e Controladoria, R$ 339 mil; Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, R$ 1,8 milhão; Secretaria da Mulher, R$ 847 mil; Desenvolvimento Industria e Comércio, R$ 1,2 milhão; Fundo Municipal de Saúde, R$ 45,4 milhões; além da reserva de contingência, com previsão de R$ 405 mil.

A coordenadora do Orçamento Participativo, Maria, subiu à tribuna e falou sobre como funcionou o processo de consulta pública no período pandemico. O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) criticou a falta de participação da população na audiência. “Eu esperava que em uma audiência tão importante como essa, que a comunidade estivesse mais presente para nós sabermos a dificuldade e as necessidades reais que temos na nossa cidade, mas infelizmente fica aí a ausência das pessoas que tanto precisam e necessitam de mudança”, falou Adjair.

Já o parlamentar Jefferson Oliveira (PL) também reclamou de ausências, mas desta vez de representantes de outras secretarias. “Eles poderiam estar debatendo o orçamento das suas pastas junto conosco”, disse. O vereador ainda comemorou as mudanças envolvendo as emendas impositivas. Representantes de organizações e da sociedade civil organizada também subiram à tribuna da Casa Severaque Dionísio para falar sobre a questão dos animais abandonados; aumento para o magistério; obras não finalizadas; sobre o concurso público do município que está suspenso, entre outros temas. Os presentes na mesa ouviram atentos os oradores e informaram que vão dar andamento às solicitações.

Nesta quarta-feira (15) acontece a segunda entrevista para tratar sobre as peças orçamentárias. As audiências foram requeridas pela Comissão de Finanças e Orçamento e aprovadas pelos pares na sessão do último dia 07 de dezembro.

 

 

Idoso mata vizinho a facadas e é assassinado por moradores a tiros e pauladas em Cruz das Armas


 Uma briga entre vizinhos terminou com dois mortos na noite desta terça-feira (14), no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa. O caso aconteceu na Rua 4 de Outubro, por volta das 19h.

De acordo com informações colhidas pela polícia no local, uma discussão teve início até que um dos homens, identificado como Edgilsom Herculano da Silva, de 72 anos, teria atacado o vizinho, João José da Silva, de 59 anos, a golpes de faca.

A Polícia Militar foi chamada e, chegando no local, conteve os ânimos e isolou a área. Apesar da quantidade de pessoas no local, os autores do segundo crime não foram apontados. A perícia foi acionada, juntamente com o delegado de homicídios. Os crimes devem ser investigados.

 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Homem morre após ser perseguido, atropelado e atacado a golpes de machado no Agreste da Paraíba


 Um homem morre após ser perseguido, atropelado e atacado com golpes de machado, neste domingo (12), na cidade de Matinhas, na Paraíba. Júnior Cordeiro estava em um clube quando começou uma discussão com um homem.

Em seguida ele foi perseguido, atropelado e atacado com golpes de machado na barriga e nas costas. Após o crime, o suspeito fugiu.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O caso será investigado.

Homens são assassinados a tiros dentro de carro na cidade de Juazeirinho, na Paraíba


 Dois homens foram assassinados a tiros neste domingo (12), em uma estrada de terra na cidade de Juazeirinho, na Paraíba. De acordo com informações, as vítimas voltavam de uma festa quando o crime aconteceu.

Os corpos dos dois homens foram encontrados por populares.

A Polícia foi acionada até o local. Os policiais confirmaram que as vítimas tinham passagem pela Polícia.

A motivação e autoria do homicídio ainda são desconhecidas. O caso será investigado.

sábado, 11 de dezembro de 2021

Grupo Mulheres do Brasil repudia caso Eurico

 


ota de Repúdio - Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher e Comitê Jurídico do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Recife

No último dia 07/12 assistimos no noticiário, atônitas, o relato de Maria Eduarda, economista, esposa do agora ex-Secretário Estadual de Direitos Humanos e conhecido político local, sobre violências sofridas na constância da relação conjugal. O fato nos faz relembrar, de imediato, que a violência contra a mulher não possui cor, credo, nem classe social, é generalizada, ao passo que podemos encontrar entre os agressores também homens investidos de poder politico.

Considerando que não é a primeira nesta situação, indagamos qual a posição oficial quanto a ausência de tais providências que requer os DIVERSOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA, deste caso? 

Causa-nos perplexidade o número de denúncias formalizadas às instituições competentes, sem a subsequente e devida proteção à vítima.

Casos amplamente noticiados, como os de Maria do Carmo da Costa Carvalho, cuja suspeita principal recaiu sobre Luis Fernando dos Santos Dias, de Claudete Maria da Silva, em que o deputado Luciano Bivar foi investigado, bem como o de Gracinha Lacerda, então esposa de Homero Lacerda, restaram inconclusos, até os dias atuais, por diferentes motivos. 

Tais casos, entretanto, datam de época na qual a legislação protetiva e a institucionalização dos órgãos de proteção à mulher ainda não se encontravam sedimentadas. Atualmente, contudo, nos soa revoltante que a estrutura protetiva existente ainda se revele insuficiente para coibir casos como o de Maria Eduarda.

Assim, externamos aqui nossa indignação, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com Maria Eduarda, disponibilizando apoio dos nossos Comitês neste momento, e continuaremos acompanhando o caso junto às instituições, para que a impunidade não revele novamente sua terrível face.

Conclamamos TODA SOCIEDADE PERNAMBUCANA para que junto com o Grupo Mulheres do Brasil Recife, mantenha a vigilância, acompanhando o cumprimento das atribuições que cabem às autoridades e às instituições responsáveis por esclarecer os fatos denunciados, não apenas nesse caso, mas em todos aqueles em que se verifique agressão e violência de gênero.


Rodovias pernambucanas: 72,2% da malha é ruim


 A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) avalia, todos os anos, a infraestrutura rodoviária brasileira - a federal (BR-s) e os principais trechos estaduais, analisando detalhadamente desde a qualidade do pavimento (asfalto) à sinalização. E as condições das vias que cortam Pernambuco são ruins, muitos ruins, segundo a pesquisa divulgada esta semana pela instituição. Quem dirige pela duplicada BR-232, por exemplo, sabe muito bem: é a maior BR em linha reta com mais quebra-molas e buracos da América Latina. Quem tem a ousadia de ir à turística cidade de Triunfo e pega a PE-365 sente vontade de voltar no meio do caminho. 

Bem, em 2021, foram verificados in-loco por servidores da CNT exatos 3.203km de estradas em Pernambuco. No geral, 72,2% da malha rodoviária pavimentada do estado são regulares, ruins ou péssimas. Apenas 27,8% são consideradas ótimas ou boas. Só para comparar: na Paraíba, esse percentual de ruindade, digamos assim, é de 53,5% - ou quase 19 pontos percentuais abaixo de Pernambuco. Em Alagoas, então, nem se fala: 73% da malha do pequebno estado são ótimas ou boas. Pior, só no Maranhão: lá, quase 80% das rodovias, de alguma forma, não prestam.

A CNT especifica onde há problemas observando área por área, setor por setor. Por exemplo: em relação ao pavimento, a constatação foi que 43,3% da extensão da malha rodoviária de Pernambuco têm problemas. Já a sinalização é considerada regular, ruim ou péssima em 85,6% da malha rodoviária do estado. Por exemplo: 14,6% da extensão está sem faixa central e 31,2% não têm faixas laterais. E rodovia sem sinalização mata, como sabemos.

O traçado das vias das estradas de Pernambuco é uma tragédia: 67,4% delas apresentam algum tipo de problema. As pistas simples predominam em 84%. Falta acostamento em 33,6% dos trechos avaliados e 86,1% dos locais com curvas perigosas não têm sinalização. Repetindo: 86,1% dos trechos com curvas perigosas não têm sinalização. Por fim, a pesquisa identificou 50 pontos críticos no estado (sendo 42 trechos com buracos maiores do que um pneu).  

O custo operacional a mais do transporte provocado pelas condições do pavimento no estado chega aos 26,1% - e isso reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos, obviamente. A CNT estima que os investimentos necessários para recuperar as rodovias em Pernambuco, com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução, são de R$ 1,6 bilhão. 

E os efeitos diretos no meio ambiente? Este ano, segundo a CNT, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 23,3 milhões de litros de diesel devido à má qualidade das pistas do estado. Esse desperdício custará R$ 102,5 milhões aos transportadores, sendo empresas ou avulsos.

A região Nordeste teve analisados 29.220 km - o que representa 26,8% do total pesquisado no Brasil. Estado geral? Exatos 64,1% da malha rodoviária pavimentada é regular, ruim ou péssima. A sinalização é fraca em 66% da extensão. A geometria da via (traçado) é fraca em 62,4% do trecho percorrido. A pesquisa identificou 843 pontos críticos na região. Os investimentos necessários para recuperar as rodovias no Nordeste passam dos R$ 15,2 bilhões. l

Alagoas - A CNT mostra que Alagoas está bem melhor do que Pernambuco. Foram analisados 840km por lá, sendo que o estado geral mostra 27% da malha rodoviária com problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas, e 73% da malha são ótimas ou boas.

Sergipe - Foram verificados 653km em Sergipe: 74,3% têm problema (regulares, ruins ou péssimos). 

Bahia - O estado geral da malha baiana é ruim, com 61,2% defeituosa. O traçado das vias que cortam a Bahia também até para se ‘admirar’: as pistas simples predominam em 95,6% dos quilômetros avaliados. Falta acostamento em 38,4% dos trechos.
 
Rio Grande do Norte - Foram analisados 1.879 km. E 67,1% das rodovias têm problema (regulares, ruins ou péssimas). A qualidade do asfalto recebe essas qualificações em 63,6% da extensão rodoviária.

Ceará - Foram analisados 3.590km, com 68,5% regulares, ruins ou péssimos. De cada 10  quilômetros rodados, os cearenses fazem 9 por pistas simples. 

Piauí - Dos 3.446km verificados, 50,3% são problemáticos - mas é um bom índice comparando-se com Pernambuco, por exemplo.

Saiba mais - A pesquisa CNT de Rodovias  avaliou 109 mil  quilômetros no país, mostrando problemas em mais da metade (61,8%) da extensão pesquisada. Para piorar, 2021 foi o ano em que o país registrou o mais baixo investimento do governo federal em infraestrutura de transportes nas últimas duas décadas. “Os resultados mostram um cenário de preocupante queda da qualidade das rodovias brasileiras”, diz o presidente da CNT, Vander Costa. A avaliação dessas rodovias leva em conta, respectivamente, variáveis como condições do pavimento, placas e alguns elementos como as curvas.

Todas as cinco regiões do Brasil foram percorridas, durante 30 dias, por 21 equipes de pesquisadores. O resultado entra na maior série histórica de informações rodoviárias do país coletada pela CNT desde 1995. Na comparação com a edição anterior, chama a atenção o percentual de trechos sob gestão pública. O estado geral ótimo e bom caiu de 32,5%, em 2019, para 28,2%, em 2021. O mesmo ocorre na classificação negativa: a extensão avaliada como regular, ruim e péssimo aumentou de 67,5%, em 2019, para 71,8% em 2021. Em suma, são mais 2.773 km de rodovias que estão em condições insatisfatórias de circulação.

Na prática, é como se o motorista percorresse seis vezes, nessas más condições, o trecho do Rio de Janeiro a São Paulo. A condição de sinalização é outro agravante. Nesse quesito, os problemas nas rodovias públicas aumentaram 12,1 pontos percentuais nos últimos dois anos e passaram de 56,4% para 68,5%.

Nova Strada com câmbio CVT - A Fiat acaba de adotar na linha 2022 da nova Strada duas versões com transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades. O câmbio é associado ao motor 1.3 Firefly de até 107cv de potência e oferece três modos de condução. No automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo. O modo manual permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. 

Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais e ágil. Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas. Suas duas versões de acabamento: a Volcano e a nova Ranch - que, por exemplo, tem carroceria com cores entre o cinza e preto brilhante que se espalham por para-barros e retrovisores, estribos laterais, barras do teto longitudinais etc. A capota marítima é exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e as rodas de liga-leve são de 15” com pneus ATR para uso misto. 

O estilo é completado pelos faróis de LED afilados com luzes DRL. O interior da versão Ranch tem painel com pintura em dois tons, com elementos marrons (a mesma configuração da Nova Toro) e saídas de ar, costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos em preto brilhante. O pacote de segurança mantém os controles de estabilidade com assistente de partida em rampa e do de tração avançado E-Locker (TC+), que garantie mais fdorça mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h. E são quatro airbags de série, com bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes. 

Em relação à tecnologia, destaque para o sistema multimídia de 7” - único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos  - que agora passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. 
Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular, ao mesmo tempo que aproveitam o amplo espaço e o fácil acesso graças às portas traseiras com abertura de 80º. Os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas. A picapinha Strada existe desde 1998 e hoje é o comercial leve mais vendido do Brasil - e pode ser, aliás, o campeão de todas as categorias, como moldelo mais vendido do país.

SW4 GR-S: vale R$ 415,8 mil? - A Toyota acaba de anunciar a chegada do novo SW4 GR-S. O SUV grande mais popular nas estradas nordestinas enfim terá seu representante da Gazoo Racing no Brasil, a divisão esportiva da marca japonesa que leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (numa tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”) e que desenvolve carros de alta performance. O SW4 GR-S ‘evoca’ o design esportivo com difusores, spoiler e emblemas só do modelo. Uma versão virá com pintura bicolor, com teto em preto. Internamente, os bancos ganham couro preto, encostos de cabeça dianteiros com selo da marca GR-S e uma tela TFT de 4,2” - que traz gráficos da Toyota Gazoo Racing. 

Os pára-choques dianteiro e traseiro ganharam difusores aerodinâmicos. As rodas de liga leve de 18” têm emblemas GR; os novos faróis, tecnologia Full Led de flashes sequenciais. O modelo tem spoiler traseiro exclusivo e sob a tampa traseira, sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor (kick sensor), acionado por movimentos dos pés. Na lista de equipamentos, agrega carregador de celular sem fio e ar-condicionado de duas zonas digital. No quesito segurança, boas novidades: sistema de visão 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego. O pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense incorpora novas funções ao sistema de pré-colisão frontal ao adicionar detecção de pedestres e ciclistas. Ainda na questão relativa à segurança, vale lembrar: todas as versões do SW4 possuem 7 airbags, controles de estabilidade e de tração, controle de descida, assistente de partida em rampa e vários outros recursos.  

O SW4 GR-S mantém o motor 1GD de 2.8 litros com 204 cv de potência, combinado com o sistema de tração 4x2, 4x4 e reduzido 4x4, com acionamento eletrônico, desligamento do diferencial automático e controle ativo de tração. Além disso, adiciona os modos de condução normal, esportivo e eco. A versão tem bancos em couro com detalhes de costuras em vermelho - e o emblema Gazoo Racing bordado no apoio de cabeça. Por se tratar de versão especial, há uma placa de identificação GR-S, próximo ao painel, com número da unidade. Nas pedaleiras, o material é todo produzido em alumínio e, no volante, o revestimento vem com detalhes microperfurados, aliados à costura vermelha.

Scooters elétricos da Shineray - A marca com sede em Pernambuco acaba de lançar três novos modelos no Brasil. Os scooters elétricos PT4 R, PT4 RS e PT4 GT possuem autonomia de 80 km com uma carga e têm motor de 2.000W, suficiente para atingir a velocidade máxima de 45 km/h. A bateria de lítio de 60V e 30A é removível. Mas a carga completa só pode ser alcançada de 8 a 10 horas em uma tomada convencional. E os preços? Variam de R$ 17.490 a R4 18.860.

Venda de carros usados - O comércio de carros usados no Nordeste já registra um aumento de vendas de 22,7% no acumulado do ano (janeiro a novembro). Foram quase 400 mil carros a mais em relação ao ano passado, segundo a Fenauto, a federação dos lojistas multimarcas. O desempenho dos revendendores pernambucanos ficou abaixo, com 18%. O dos piauienses, muito superior à média regional, com 56,5%. Os piores números vêm da Bahia e de Sergipe, com quedas de 11,7% e 9%, respectivamente. As vendas gerais na região, quando comparadas às de novembro com às de novembro do ano passado, ficaram 24% abaixo.

O novo BMW X4 - A versão xDrive 30i M Sport do SUV BMW X4 chega ao mercado brasileiro com visual renovado. Ele adota o mesmo interior do novo BMW Série 4, com painel de instrumentos e central multimídia formando um cockpit com duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibindo as informações do veículo e do sistema de entretenimento (esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto). O ar-condicionado tem controle de temperatura automático com três zonas. A xDrive30i M Sport traz sob o capô um motor 2.0 turbo que rende 252cv de potência e 35,0kgfm de torque . Neste caso, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 6,4 segundos, com velocidade máxima é de 240km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. O preço sugerido é de R$ 476 mil.

As vans elétricas da Citroën e da Peugeot - As questões relacionadas à mobilidade e sustentabilidade chegam a um segmento relevante: o transporte urbano de cargas, com vans, minicaminhões e furgões. As francesas vinculadas à Stellantis, por exemplo, apresentaram as e-Jumpy e a e-Expert - e com preço bem salgados, por sinal: R$ 330 mil cada, mas com promessa de retorno a médio prazo, custo de revisões 60% menor e garantia de oito anos (ou 160.000 km) para as baterias. Elas têm motor de 136cv e 26,5 kgfm de torque, com velocidade máxima de 130 km/h e alcance de até 330km. O pacote de itens de série é bom: assistente de partida em rampa, indicador de fadiga, controlador de velocidade, central multimídia, ar-condicionado, monitoramento de pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva, freio de estacionamento elétrico e sensor de estacionamento traseiro.

Botijão de gás em motos - Um projeto de lei (o 2467/21) que está tramitando na Câmara dos Deputados vai permitir (na verdade, legalizar o que já ocorre em cidades pequenas e médias) o transporte de até dois botijões de gás de cozinha com 13kg em motos. Hoje, se pode carregá-lo desde que com o auxílio do sidecar, dispositivo de única roda acoplado ao lado da moto. A mudança vale para galões com 20 litros de água mineral. O PL prevê que os produtos sejam transportados em dispositivos específicos (seja lá o que for isso) para esse tipo de carga. A iniciativa é do deputado Franco Cartafina (PP-MG). “Em morros ou em vielas estreitas, os veículos com sidecar não têm condições de trafegar”, explicou.

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Três meses após acidente que matou motoboy Kelton Marques, suspeito continua foragido




Depois de três meses da morte do motoboy Kelton Marques, atingido por um carro em alta velocidade, em João Pessoa, em 11 de setembro , o principal suspeito do crime, Ruan Ferreira de Oliveira, segue foragido. A prisão preventiva foi decretada no dia seguinte pós à colisão, e desde então ele é considerado foragido da justiça. A família da vítima segue na luta por justiça.

Segundo o delegado Rodolfo Santa Cruz, o inquérito foi concluído, o mandado de prisão continua em aberto e Ruan segue foragido. O delegado disse que não se pode afirmar se o suspeito está ainda na Paraíba ou não, porém, diz que não existe nenhuma pista sobre o paradeiro dele.

g1 tentou entrar em contato com a defesa do suspeito, o advogado Genival Veloso, mas não obteve respostas até a última atualização dessa matéria.

Pai, filho, irmão e amigo, Kelton era casado e deixou uma filha de anos e outra de apenas dois. Kamilla Marques, a irmã mais nova do motoboy relata que perdeu um verdadeiro confidente, parceiro e cúmplice. “Coisas que nunca confiei com amigas mulheres, eu confiava nele. Sabe aquela pessoa que nunca me criticava ou dizia um não se eu estivesse errada? Era ele pra mim”, disse a irmã.Kelton trabalhava em um bar da praia de João Pessoa e atuação como motoboy era uma forma de ganhar dinheiro extra. Seu sonho de verdade era ser dono do próprio negócio, que ele lutava para conquistar já há três anos. Um ponto para instalar seu comércio já estava construído, no bairro do Valentina.

Apesar disso, cumpria o serviço de entregas com uma alegria. Sempre brincalhão, fez muitos amigos entre os motoboys. Ele gostava de ser entregador, mas era um trabalho cansativo, temporário e que ele já estava próximo a abandonar, de acordo com a irmã.

“Eu dizia a todos com muito orgulho que eu ia trabalhar pra ele porque era esse os planos dele. Ele me dizia: “você vai sair de seu emprego e vai trabalhar pra mim” e assim eram nossas conversas. (…) Eu sempre marcava ele no Instagram e falava a ele que eu o admirava muito. Eu dizia: ‘eu admiro muito, tenho muito orgulho de você’ e também marcava em publicações pedindo que Deus o protegesse nesse bico de motoboy. Ele foi pra mim o único homem que eu admirei e admiro aqui na terra”, disse.

Kamila disse que não sentiu muito apoio das autoridades para o caso. A esposa de Kelton chegou a pedir uma pensão, por ser dependente, mas o pedido ainda está em análise.Motoboy Kelton Marques deixou esposa, duas filhas e muita saudade: “Quem o conhece sabe o pai, o amigo, o irmão, o filho e o esposo que ele era”, disse irmã. — Foto: Kamila Marques/Arquivo pessoal.

Segundo a irmã, as autoridades “não dão detalhes, nem demostram esforço nas ruas, para procurar e o suspeito”. O que fica é a saudade e o companheirismo do irmão, que faz tanta falta.

“Eu às vezes questionava de tanto que ele trabalhava e ele me respondeu uma vez: ‘darei a minhas filhas o melhor e nunca vou abandoná-las’. Isso me orgulhava tanto, o homem maravilhoso que ele era”, relata irmã.Desde a morte do motoboy, cinco protestos foram realizados pela categoria, pedindo justiça por Kelton e melhorias para a classe.Protesto de motoboys em João Pessoa fechou o trânsito — Foto: TV Cabo Branco/Divulgação

Os trabalhadores costumam se reunir no local do acidente, nos arredores da a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra para reivindicar por mais segurança no trânsito.

Além disso, é comum ver pichações, cartazes e motocicletas pela cidade que carregam palavras pedindo justiça pelo motoboy.

“Sabe o que perde as esperanças… eu aos poucos perco. É tão doloroso está no local do acidente onde vi meu irmão morto fazendo protesto e as polícias aparecer no local para nos amedrontar onde era pra nos apoiar, é revoltante”, disse Kamilla, a irmã da vítima.Kelton Marques trabalhava em um restaurante que atendia nas madrugadas, e na hora do acidente, por volta das 4h de 11 de setembro, já tinha terminado as entregas do dia e voltava para casa.

Ele foi atingindo pelo carro de Ruan Ferreira de Oliveira que dirigia a 163km/h e teve morte imediata. Com o impacto, a vítima chegou a ser arremessada emoto ficou totalmente destruída. O motorista não prestou socorro e fugiu do local.

 

Desova: corpo de homem é encontrado sem cabeça em área de mata de João Pessoa

O corpo de um homem foi encontrado, na tarde deste sábado (11), em uma área de mata, no bairro do Colinas do Sul, em João Pessoa. Conforme a Polícia Militar (PM), a equipe foi acionada por volta das 17h.

A PM informou que recebeu a informação através de moradores e conseguiu localizar pelo mau cheiro. Segundo a polícia, o corpo do homem foi localizado em avançado estado de decomposição e sem a cabeça.

 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Paraíba confirma 210 casos de covid-19 com dois óbitos ocorridos nas últimas 24 horas


 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta quinta (9), 210 casos de covid-19. Entre os confirmados de hoje, 08 (3,81%) são moderados ou graves e 202 (96,19%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 462.450 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.239.705 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 03 novos óbitos desde a última atualização, dois ocorridos nas últimas 24h em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.555 mortes. O boletim registra ainda um total de 357.436 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h, do dia 09/12/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta quinta, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os residentes dos municípios de João Pessoa (2) e Jacaraú (1). As vítimas são dois homens e uma mulher, com idades entre 43 e 72 anos. Cardiopatia, diabetes e obesidade foram as comorbidades mais frequentes.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 17%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 37%. Em Campina Grande, estão ocupados 02% dos leitos de UTI adulto e no sertão 26% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 09 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 91 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 5.924.712 doses. Até o momento, 3.092.431 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2.490.146 completaram os esquemas vacinais, o que representa 81,85% da população com idade a partir de 18 anos. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 2.425.852 tomaram as duas doses e 64.294 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 10.450 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 331.685 doses de reforço na população. Estão com esquemas vacinais atrasados na Paraíba, com base nos aprazamentos preconizados pelo Ministério da Saúde, 458.097 indivíduos. Esse número se refere às pessoas que receberam a primeira dose e não receberam a segunda, ou que receberam ambas as doses do esquema primário e ainda não receberam o reforço. A Paraíba já distribuiu um total de 6.720.103 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Mais emprego e menos imposto: aprovado no Senado Federal projeto de Efraim Filho que prorroga desoneração da folha de pagamento


 Aprovado na tarde desta quinta-feira (9), no plenário do Senado Federal, o projeto de lei que prorroga por dois anos a desoneração sobre a folha de pagamento para 17 setores da economia. De autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB), o PL é de muita relevância para o país e vai dar um respiro a milhares de trabalhadores. O relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), destacou a emergência da aprovação da medida ainda este ano e não fez alterações no texto.

O tema é amplamente conhecido no Congresso Nacional. Em vigor desde 2011, o projeto estava previsto para acabar no final deste ano, contudo, muito se conversava a respeito da prorrogação da medida, principalmente para auxiliar na retomada econômica que se segue no país após o período de calamidade pública. A relevância do PL está em diversas áreas que buscam manter a empregabilidade com índices mais altos.

“Vitória para o nosso povo e para o desenvolvimento social e econômico do Brasil!!! É uma grande satisfação ver a aprovação de um projeto de tamanha importância para o nosso país. Vários setores produtivos dependiam desse estímulo para continuar empregando. A desoneração irá beneficiar uma grande parcela da sociedade. Mais uma vez, reforço o meu agradecimento ao senador Veneziano, relator da matéria no Senado”, conclui Efraim Filho, satisfeito com a aprovação.

Com a proposta, 17 segmentos da economia serão beneficiados, entre eles as indústrias têxtil, de calçado, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário. Essas empresas reúnem mais de seis milhões de trabalhadores e são as que mais geram oportunidades no Brasil. “A desoneração é uma política bem desenhada e estimula o investimento e a empregabilidade”, pontua o deputado.

Agora, com a aprovação no Senado, o projeto segue para sanção presidencial.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Polícia Militar mata oito suspeitos de integrar quadrilha de novo cangaço


 Oito suspeitos de planejarem assaltar caixas eletrônicos de bancos foram mortos em uma ação da PM (Polícia Militar) na cidade de Araçu (GO), a cerca de 65 km de Goiânia, na madrugada desta quarta-feira (8).

Segundo a PM, os suspeitos estavam em uma chácara desde segunda (6) e planejavam cometer os crimes na cidade de Nova Crixás. Os homens não tiveram as identidades reveladas e têm idades entre 17 a 40 anos.

De acordo com o coronel Marcelo Granja, o grupo não é do estado de Goiás e reagiu com tiros à chegada da polícia.

“Recebemos informações que esse grupo planejava assaltos em Goiás e montamos uma operação. No local, fomos recebidos a tiros pelos suspeitos e revidamos a agressão”, afirmou o coronel.

Os oito suspeitos foram levados para o Pronto Socorro de Araçu e morreram no local, ainda de acordo com a PM. Até o fim da manhã desta quarta, os corpos continuavam na unidade. Nenhum policial ficou ferido.

O coronel afirmou que as investigações iniciais apontam que os suspeitos faziam parte de uma quadrilha do novo cangaço, que comete assaltos a bancos.

Segundo ele, o armamento encontrado com o grupo, explosivos e mensagens nos celulares dos suspeitos são provas de que eles cometeriam crimes em Goiás nos próximos dias.

“Pelas conversas a que tivemos acesso, mais criminosos viriam para auxiliar nos assaltos”, disse Granja.

Segundo a PM, dez armas de fogo foram apreendidas, sendo três espingardas, cinco pistolas e dois revólveres, além de rádios comunicadores e explosivos, que foram detonados na própria chácara.

“A chácara é alugada geralmente para eventos. O casal que cuida do local disse que não suspeitou do grupo”, afirmou o coronel da PM.

Segundo ele, os suspeitos de integrarem a organização criminosa tinham passagens na polícia por roubo de carga e assalto a bancos.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) foi procurada pela reportagem por telefone e email, mas ainda não enviou um posicionamento sobre o ocorrido.

MORTOS EM VARGINHA

Em outubro, uma operação conjunta entre as polícias Militar e Rodoviária Federal terminou com a morte de 26 suspeitos de estarem planejando assaltos a banco na cidade de Varginha (MG).

A operação foi a mais letal contra casos apontados como “novo cangaço” no país, segundo levantamento do UOL com base em informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e de entidades ligadas ao setor.

Na operação em Varginha, nenhum policial se feriu. Segundo as investigações da polícia, o grupo planejava um roubo de R$ 65 milhões em um centro de distribuição de valores do Banco do Brasil. Para isso, usaria a tática também conhecida como “domínio de cidades”, que costuma ocorrer em municípios do interior, onde os criminosos com fuzis e explosivos dominam as forças de segurança, roubam as instituições financeiras e fazem moradores reféns, em uma ação marcada pela escalada da violência nos últimos meses.

Folha Press

Tentativa de assalto termina com suspeito morto e outro ferido no Litoral Norte da Paraíba


 Uma tentativa de assalto terminou com o suspeito morto e outro preso nesta quarta-feira (8), na cidade de Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba. De acordo com informações, os suspeitos chegaram a uma loja de material de construção e anunciaram o assalto.

Na fuga, uma pessoa que passava pelo local atingiu um dos suspeitos com um tiro.  Ele chegou a ser socorrido, mas morreu na unidade de saúde.

Já o outro chegou a fugir, porém foi preso durante rondas da polícia.

Pastor José Carlos de Lima, líder da Assembleia de Deus, sofre infarto


 Por meio de comunicado nas redes sociais, a Assembleia de Deus na Paraíba pediu orações a José Carlos de Lima, presidente da instituição. Ele sofreu um infarto nesta segunda-feira (6) e foi hospitalizado. Aos 70 anos, o pastor é uma das principais lideranças religiosas do estado e figura como presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).

Familiares informaram que o pastor teve um mal estar no último domingo. Com a piora, foi encaminhado a um hospital particular ontem – quando foi constatado o infarto. Na unidade de saúde, José Carlos de Lima foi submetido a um cateterismo e uma angioplastia. Ele segue em observação. O quadro de saúde é considerado estável.

Confira a postagem

Vendedor é alvejado a tiros em plena via pública, tenta escapar, mas acaba morrendo dentro de bar em Bayeux


O vendedor Flávio Adelino da Silva, foi assassinado a tiros no final da manhã desta quinta-feira (9), no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa.

De acordo com a polícia, homem caminhava pela  rua Senhor do Bonfim, no centro da cidade, quando foi surpreendido por dois homens de moto.

Sem que houvesse qualquer discussão aparente, os desconhecidos passaram a atirar no vendedor que foi alvejado com vários disparos.

Mesmo ferido, ele conseguiu correr e entrou em bar, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu dentro do estabelecimento comercial.

 

O coronel Guedes, da Polícia Militar da Paraíba, foi baleado, nesta quinta-feira (9), durante assalto em João Pessoa.


De acordo com informações preliminares, o policial foi atingido na perna por disparos de arma de fogo após ser abordado por bandidos. Ele foi encontrado em uma mata por trás do cemitério de Cruz das Armas.

A polícia foi acionada e iniciou diligências para tentar elucidar o caso.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Emocionante: Solange Almeida e Xand Avião cantam juntos pela primeira vez após fim do Aviões do Forró


 O segundo dia de festividades da "Farofa da Gkay" foi de reconciliação. Solange Almeida e Xand Avião, dupla que marcou época na banda de forró "Aviões do Forró", reencontraram no palco montado especialmente para a apresentação de artistas. Os dois chegaram a reeditar a parceria e cantaram músicas de sucesso como: "Tontos e Loucos", "Pegadinha do Inglês" e "Chupa que é de uva".


Após quatro anos sem dividir o espaço do palco, a cantora, que agora vive uma carreira solo, apareceu com o abadá característico da festa e logo foi falar com seu ex-parceiro de banda. A plateia dos convidados foi à loucura.

Em 2017, foi anunciada sua saída na banda, que anos depois disse ter sido expulsa do grupo. Em 2019, ela entrou com uma ação judicial contra a banda, pedindo uma indenização de R$ 5 milhões, por conta dos direitos do grupo. Desde então, os dois não tinham sido vistos juntos.