sexta-feira, 31 de julho de 2020

São João 2020 de Campina Grande é cancelado devido à pandemia do coronavírus

São João 2020 de Campina Grande é cancelado devido à pandemia do coronavírus — Foto: Emanuel Tadeu/Aliança

São João 2020 de Campina Grande foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira (31) pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues (PSD). O evento conhecido como "O Maior São João do Mundo" havia sido adiado para acontecer entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro deste ano. Apesar do cancelamento, a prefeitura antecipou as comemorações do Natal na cidade.Essa seria a 37ª edição da festa junina e é a primeira vez que o evento não acontece. Em 2020, a festa contaria com shows de artistas da música sertaneja, forró e apresentações religiosas.Os shows privados, que seriam realizados durante o período junino na cidade, também foram cancelados. Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a organização do Spazzio e Vila Forró informaram o cancelamento do São João Premium 2020. Algumas das festas privadas canceladas tiveram versões on-line.No ano de 2018, a festa chegou a ser adiada por uma semana por causa da greve de caminhoneiros nas rodovias da Paraíba.De acordo com Romero, a decisão de não realização da festa levou em consideração o cancelamento ou adiamento de outros grandes eventos do país, como o carnaval de São Paulo e o réveillon do Rio de Janeiro.A Medow Entretenimento, empresa realizadora do evento, comunicou que os comerciantes que já haviam pago o valor total ou parcial da taxa de ocupação dos espaços do Parque do Povo terão o ressarcimento dos valores. As informações como o calendário e local de pagamento foram divulgadas na página das redes sociais da empresa.

Antecipação do 'Natal Iluminado'Durante a transmissão, o prefeito também anunciou a antecipação da inauguração da iluminação e da programação dos eventos natalinos para o dia 11 de outubro, no aniversário de 156 anos de emancipação política da cidade.Segundo Romero, o objetivo da antecipação é atrair turistas para a cidade. "Precisamos movimentar a cidade e fazer com que pessoas de outros locais visitem Campina Grande, mas de forma segura, já que as atrações do Natal Iluminado são sempre ao ar livre", disse.Em 2019, a programação contou com a participação de corais, cantatas, serenatas e recitais promovidos por grupos religiosos e de entidades.

Iluminação de Natal na cidade de Campina Grande, na Paraíba, em 2017 — Foto: Artur Lira/G1 PB


quinta-feira, 30 de julho de 2020

as luzes dos parques se apagaram, a roda gigante já não passa de um monte de ferro empilhado. O carrinho de bate bate já não faz a alegria de crianças e adultos, desmontados sobre carretas um monte de ferro. Carrosséis infantis sem movimentos, não passam de bonecos sem vidas. Brinquedos enormes desmontados e guardados em carretas, onde quem olha não imagina a grandeza, não consegue distinguir desenhos. Tudo no tempo, no vento, na maresia, no sol e no sereno, perdendo a cor, perdendo o brilho, queimando as luzes e dando lugar a ferrugem. E as músicas, a alegria das crianças, a magia da alegria misturada com adrenalina e medo, foram apagadas junto com as luzes. Não temos mais o poder de levar o lúdico, de levar a mistura de luzes piscando. Ao acordar, vivemos a dura realidade de que estamos desamparados, que muitos parqueiros estão perdendo tudo o que conquistaram. E ao anoitecer a esperança de voltáramos a brilhar, de acendermos as luzes, da roda gigante voltar a girar, de ouvirmos os gritos das pessoas, de vermos a simplicidade do pipoqueiro, o carisma de quem vende algodão doce, da criança que pede só mais uma volta. A realidade é dura, entendemos o cenário que estamos vivenciando, só não entendemos o descaso do poder público com quem leva alegria, magia e cor a vida. Os parques em seus silêncios diários a quase 5 meses pedem socorro. Estamos falidos de risos e gritos, de músicas e cores, de crianças e idosos. A dor que sentimos podemos comparar a um coração que vai parando aos poucos, cada batida mais lenta desse coração é uma luz do parque se apagando, só não deixem elas se apagarem até morrer. #parquedediversoes #governofederal #rodagigante #adibra #alegria #covid_19 #ronaldocaiado #jairbolsonaro #pernabuco

Grande satisfação em receber o apoio do amigo DD Motos, que também anseia por dias melhores para nossa cidade! É ouvindo o povo, juntando ideias e unindo pessoas que vamos mudar a história da Santa Cruz do Capibaribe.


Cada dia mais adesões pra nosso projeto mostrando que realmente quem ama a cidade tem tido o sentimento que do jeito que a cidade está ñ pode mais ficar!
#Santa Cruz merece mais

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (30), a Operação Coffee Break e cumpre dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal do Recife.



Quatro mandados estão sendo cumpridos na sede da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no centro do Recife. Agentes da Polícia Federal fazem buscas na Superintendência Geral da Assembleia, Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplag), Comissão de Licitação e na Sala dos Pregoeiros-Os demais mandados são cumpridos em residências nos bairros Poço de Panela, Bongi, Graças, no Recife, e nas cidades de Gravatá e Ipojuca.De acordo com a investigação, as empresas controladas pela supostas organização criminosa apurada na Operação Casa de Papel estariam sendo beneficiadas com contratações milionárias na Assembleia Legislativa de Pernambuco. As contratações chegariam a R$ 40 milhões de reais.A Polícia Federal apura a solicitação de vantagem indevida feita por um servidor comissionado da Alepe, da comissão de pregoeiros e no setor responsável pelos pagamentos, favorecendo internamente essas empresas.O pedido de propina teria sido por meio de um convite para tomar um café, o que deu surgimento ao nome da operação Coffee Break.O servidor comissionado e o líder da organização criminosa investigada, de nomes não revelados, estão sendo indiciados pela prática dos crimes de corrupção, advocacia administrativa e dispensa indevida de licitação.Também foi determinado pela Justiça o afastamento temporário do servidor comissionado suspeito do cargo de pregoeiro, bem assim de qualquer atribuição que envolvesse licitações e a execução de contratos.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Pernambuco ultrapassa 91 mil casos da Covid-19 e chega a 6.484 mortes Secretaria Estadual de Saúde confirmou, no boletim desta quarta-feira (29), 1.858 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 63 óbitos provocados pela doença.

Nesta quarta-feira (29), foram confirmados em Pernambuco 1.858 novos casos da Covid-19 e 63 óbitos provocados por essa doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, aumentou para 91.536 o número de pessoas infectadas no estado e subiu para 6.484 o total de mortes, registros que começaram a ser contabilizados em março, no início da pandemia (De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (29), 112 quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.746 casos são leves da Covid-19, ou seja, pessoas que não precisaram se internar em hospitais, já estavam curadas ou na fase final da doença.O governo estadual explicou que o número expressivo de confirmações em 24 horas "é motivado pelo atraso e consequente acúmulo de notificações pelos municípios". Ao todo, Pernambuco tem 23.249 casos graves e 68.287 quadros leves da Covid-19.Com relação aos 63 óbitos, 44 aconteceram entre o dia 1º de maio e sábado (25). As outras 19 mortes ocorreram nos últimos três dias, sendo cinco na terça-feira (28), cinco na segunda-feira (27) e nove no domingo (26). Com isso, o Estado totaliza 6.484 mortes pela Covid-19Além disso, o boletim desta quarta registrou 68.401 pessoas recuperadas da doença. Do total de curados, 12.445 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 55.956 casos leves.Além disso, o boletim desta quarta registrou 68.401 pessoas recuperadas da doença. Do total de curados, 12.445 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 55.956 casos leves.Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 182 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes e outros estados e países.

Mortes


Do total de mortes confirmadas nesta quarta, 32 foram de homens e 31 de mulheres.Esses pacientes moravam nos seguintes municípios: Abreu e Lima (1), Águas Belas (1), Araripina (2), Belo Jardim (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Cachoeirinha (1), Carpina (1), Caruaru (4), Cupira (1), Feira Nova (1), Glória do Goitá (1), Ibirajuba (1), Igarassu (1), Ipubi (1), Itapetim (1), Jaboatão dos Guararapes (6), João Alfredo (1), Jurema (1), Machados (1), Olinda (9), Panelas (1), Paulista (2), Pesqueira (2), Recife (13), São Caitano (2), Serra Talhada (2), Toritama (1), Tuparetama (1), Vertentes (1) e Vitória de Santo Antão (1).Os pacientes tinham idades entre 19 e 102 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (1), 20 a 29 (1), 40 a 49 (6), 50 a 59 (11), 60 a 69 (8), 70 a 79 (15), 80 anos ou mais (21).Dos 63 pacientes que vieram a óbito, 47 apresentavam doenças pre-existentes. Foram confirmadas as seguinte comorbidades: doença cardiovascular (27), diabetes (25), hipertensão (24), tabagismo/histórico de tabagismo (9), doença renal (8), obesidade (4), doença respiratória (3), doença de Alzheimer (3), câncer (2), doença pulmonar (2), demência por sequela neurológica (1), lúpus (1) e etilismo (1). Um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Quatro pacientes não tinham doença relatadas e os demais estão em investigação.

Testes


Desde o início da pandemia, em março, Pernambuco realizou 208.230 testes para detectar a Covid-19. Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 18.798 casos foram confirmados e 25.520 descartados.O Boletim também aponta o detalhamento das testagens destes profissionais. Até terça (28), do total de profissionais de saúde que contraíram a doença (18.692), 93,3% tinham sido curados.As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Leitos


Nesta quarta, a taxa global de ocupação de leitos da Covid-19 era de 62%. Havia pacientes em 73% das UTIs e em 52% das enfermarias.Segundo o governo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou um estudo que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiros entre fevereiro e junho de 2020.Pelo levantamento, Pernambuco aparece como o segundo estado brasileiro em ampliação da rede hospitalar. São 2.697 novos leitos criados em função do enfrentamento da Covid-19. O estado de São Paulo contabilizou 5.354.

Candidato a vereador em Milagres acusa prefeito de ameaça de morte e atirar contra esposa



O prefeito de Milagres-BA, Cézar de Adério (PP), é acusado de ameaçar de morte um pré-candidato a vereador do município, Jeferson Andrade (PT), conhecido como Jefinho. Em vídeo publicado nas redes sociais pela vítima, é possível ouvir um homem dizer que vai arrancar a cabeça do petista - e também um disparo de arma de fogo. Segundo Jeferson, a voz é do prefeito, enquanto o tiro teria partido de um dos seguranças do gestor. O caso aconteceu na noite deste sábado, por volta das 22h.

Procurada pelo Bahia Notícias, a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (Milagres) confirmou ter atendido a ocorrência após ser acionada pelo pré-candidato e informou que identificou suspeitos envolvidos no episódio, sem citar nomes. A reportagem não conseguiu localizar Cézar para comentar a situação. Mas, em postagem neste domingo (26) no Facebook, ele escreveu que "o trabalho vence tudo" e que está "blindado por Deus e incansável na missão de servir ao nosso povo".

Ao site, Jeferson contou que estava em casa com a esposa, de nome Jerusa, no Centro do município, quando seguranças do prefeito começaram a soltar bombas, depois de inauguração realizada no bairro. O pré-candidato, então, enviou áudios pelo WhatsApp, solicitando que Adério tomasse providências contra o que chamou de vandalismo. Em seguida, o gestor apareceu na frente da residência, acompanhado dos homens.

Sozinha, Jerusa foi até a porta atender o prefeito, e ambos iniciaram uma discussão. No vídeo, gravado por Jeferson, é possível ouvir o homem apontado como o gestor chamá-lo de "vagabundo", "viado" e ameaçá-lo. A mulher também foi alvo de ameaças. "Jeferson é viado, rapaz. Nem homem ele é. Cadê esse viado? Eu vou arrancar a cabeça dele, e a senhora vai junto, porque pra mim tanto faz você quanto ele. Eu vou pegar seu marido de qualquer jeito, e a senhora também", diz o prefeito na gravação.

A mulher, então, questiona: "O senhor vai me matar, prefeito?". Logo depois, começa a dar gritos de socorro. Em seguida, é possível ouvir um tiro. Segundo Jeferson, neste momento, Jerusa fechou o portão da casa e correu para dentro, com medo de ser atingida. À reportagem, ele relatou que o prefeito estaria armado com uma pistola, assim como os seguranças.

Ambulantes e carroceiros cobram reabertura gradual do Moda Center

A suspensão das feiras no Moda Center Santa Cruz, como medida para conter o avanço da Covid-19, vem ao mesmo tempo prejudicando diversas classes de trabalhadores. Ambulantes e carroceiros que tinham nas feiras realizadas no centro atacadista a principal fonte de renda para seu sustento e de suas famílias vêm enfrentando dificuldades.


Passados mais de quatro meses de suspensão das feiras e vendo que vários setores retornaram gradualmente as suas atividades, representantes de cerca de 900 trabalhadores dasduas categorias se uniram para cobrar do Governo do Estado uma posição sobre a reabertura do Moda Center.

Governo encomenda 100 milhões de unidades da vacina de Oxford; 1º lote chega em dezembro



Em entrevista à CNN Brasil na tarde desta terça-feira (28), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o governo Bolsonaro já encomendou 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra a covid-19.
A vacina está na terceira e última fase de testes. Caso a imunização se comprove eficaz e segura, o primeiro lote deve chegar ao Brasil em dezembro.
“Nessa encomenda está previsto o primeiro lote, para chegar em dezembro, e o segundo lote em janeiro. Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda comunidade científica”, disse.
De acordo com o secretário, serão 15 milhões de unidades em dezembro e mais 15 milhões em janeiro.
O restante, ou seja, as outras 70 milhões, chegarão ao país em lotes sequenciais a partir de março.
Correia de Medeiros ressaltou que o Brasil tem a vantagem de poder produzir a vacina em território nacional, na fábrica Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz.

terça-feira, 28 de julho de 2020

TCE determina que Secretaria de Educação de Pernambuco suspenda contratação de serviço de buffet por R$ 236 mil

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas determinou, por unanimidade, a suspensão da licitação, estimada em R$ 236.468,69, a serem pagos pela Secretaria de Educação de Pernambuco para a contratação de um buffet para seis mil pessoas em eventos do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado.

O colegiado referendou na última quinta-feira (23) uma Medida Cautelar (Processo TC nº 2054137-5) que foi expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere, relatora das contas a pasta de educação em 2020, a pedido da equipe técnica da Gerência de Contas da Administração Direta do TCE. 

Os técnicos avaliaram como inoportuna a contratação em um momento de restrição de gasto público em meio à pandemia do novo coronavírus.

Outro lado

Segundo o Tribunal de Contas, em resposta, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que a prestação de serviço do buffet faz parte das ações previstas para a execução do Programa Ganhe o Mundo, principalmente para as reuniões pré-embarques e de capacitação dos coordenadores nas Gerências Regionais de Educação.

A reunião de pré-embarque é o momento em que os alunos intercambistas recebem orientações sobre as regras nos aeroportos e quando são apresentadas as autoridades representantes dos países destino (cônsules e embaixadores), que explicam os costumes e as regras locais. Segundo o documento, os novos embarques estão previstos para o período de janeiro a março de 2021.

A Secretaria informou também que um procedimento licitatório requer uma média de 20 dias úteis para a sua realização, sem contar o tempo e os recursos empregados em sua fase interna, sendo prudente iniciá-lo no atual momento, e que questões sanitárias ligadas à Covid-19 seriam consideradas no momento de sua execução.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, a contratação pelo período de 12 meses, seria executada apenas na retomada das atividades, respeitando o atual cenário calamitoso.

Voto da relatora

Para a conselheira Teresa Duere, é inconcebível dar andamento a um certame para eventos incertos e não garantidos, se existem alunos que não têm acesso às aulas básicas e podem ser prejudicados no ano letivo, onde muitos estão com problemas de acesso às ferramentas tecnológicas de ensino a distância, durante o período de isolamento, já que as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março deste ano.

“Não se sabe quando será possível realizar, de forma segura, viagens ao exterior, e mesmo que a liberação ocorra em dezembro de 2020, não há garantias de que os alunos estarão preparados para esse empreendimento e que sejam aprovados nas provas seletivas para o intercâmbio”, disse Teresa.

A relatora afirmou também que não há como garantir que as condições para contratação dos serviços de buffet, previstas no edital, sejam as mesmas no momento da celebração do contrato, o que poderá interferir no preço dos serviços a serem prestados; e que ainda não há definição sobre o número máximo de pessoas permitido em cada evento, o que impossibilita a quantificação dos participantes, previstos em seis mil pelo edital, e inviabiliza a contratação para a realização de eventos no atual cenário.

“Há necessidade de redirecionamento de orçamento público, na esfera da Educação, para ações essenciais, de forma a mitigar os efeitos negativos da suspensão das aulas para as crianças e jovens”, enfatizou.

Por fim, a conselheira Teresa Duere acrescentou que, segundo o relatório preliminar da auditoria, o processo de seleção para a participação no Programa Ganhe o Mundo foi suspenso por conta do surto do novo coronavírus, reforçando a inviabilidade da realização do processo licitatório.

O cumprimento da decisão da medida cautelar será acompanhado pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE.

O voto foi aprovado por unanimidade pelos membros da Segunda Câmara presentes à sessão.

O procurador Guido Monteiro representou o Ministério Público de Contas.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Segundo Ministério da Economia, desemprego vai disparar em setembro A taxa de desemprego no país ficou em 12,9% no trimestre encerrado em maio, contra 12,3% no mesmo período de 2019.

Segundo Ministério da Economia, desemprego vai disparar em setembro

A taxa de desemprego no país ficou em 12,9% no trimestre encerrado em maio, contra 12,3% no mesmo período de 2019. Mas o “desemprego já aumentou, os dados é que não mostram isso, sendo bem franco”, disse o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.
Ele considera que o desemprego vai afligir duramente a sociedade brasileira e sofrerá grande aumento em setembro.
Mesmo assim, o integrante da equipe do ministro Paulo Guedes considera que uma ampliação no programa Bolsa Família só será possível após o remanejamento de verba de outros programas existentes.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Sachsida insiste na agenda de “reformas” e enfatiza que do ponto de vista fiscal a principal medida é não elevar salário de servidores até o ano que vem.
Sobre o auxílio emergencial de 600 reais, Sachida acredita que não será prorrogado. A aposta do governo é, ao acabar o auxílio emergencial, aprovar o Renda Brasil, transferindo dinheiro de outros programas sociais.

Meus avós Dona Adenice e Seu Zeca, são duas das minhas grandes referências de vida, humildade e superação. Suas histórias de vida são inspiração, que retribuímos sempre com muito amor e carinho em nossa convivência. Em nome deles, desejo à todos os avôs e avós de Santa Cruz do Capibaribe, um feliz dia!

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

domingo, 26 de julho de 2020

Vereadores e ex-vereadores de Sta.Terezinha processam o próprio município para receber 13º; eles cobram R$194 mil dos cofres públicos



Recentemente a prefeita de Santa Terezinha do Tocantins quebrou a cara ao mover uma ação contra o próprio município e foi condenada a pagar R$ 7.466,66 referente as custas do processo e honorários advocacionais. Ela pedia pagamento de décimo terceiro (R$74.666,66) e de férias não gozadas, alegando não ter usufruído desses "direitos".Pegando corda na ação da prefeita, quatro vereadores e quatro ex- vereadores entraram com processos na Justiça para cobrar o que eles chamam de direitos trabalhistas referentes ao período de 2013 a 2020. Caso a Justiça julgue procedente o impacto nas contas públicas poderá chegar a R$ 194. 398,28.Os vereadores são eles:Josinaldo José do Santos Rodrigues, R$ 28.070,00





Reinaldo Gonçalves Lopes, R$ 28.070,00





Francisco Alves Monteiro, R$32.678,34




João Gonçalves dos Santos, R$33.588,32





Também entraram com ações na Justiça os ex- vereadores: Regivam da Costa (R$ 17,033,32 ), Klause Belarmino de Souza( R$ 17,033,32 ), Maria Akzerinda de Souza Costa( R$ 17,033,32 ) e João Batista Vaz (R$ 20.9146,66)Argumento é que, em 2017, STF decidiu que agentes públicos têm direito aos benefícios. Os ex- vereadores tentam receber valores retroativos a 2013.Tendo conhecimento disto,  Câmara de Santa Terezinha aprovou no final de 2017 um projeto que autorizou o pagamento de décimo terceiro para prefeita,vice, secretários e vereadores. Dados do Portal da Transparência mostram que a  prefeita Itelma Belarmino de Oliveira e o vice Cícero José Alves de Araújo reberam o décimo terceiro em 28 de dezembro de 2017 logo após a aprovação do projeto. 




Segundo o Ministério Público, o projeto possui vícios insanáveis
de inconstitucionalidade e de ilegalidade. Alegou também que o mesmo foi editado ao arrepio
da legislação vigente, ferindo as Constituições Federal e Estadual, bem como a lei
infraconstitucional.
O MP entende que houve o mais grave dos vícios na sanção da lei, por
ter sido promovida pelo Presidente da Câmara Municipal, autoridade incompetente para tal
fim. Já que a mesma, em regra, é de competência do Prefeito, nos termos do previsto no art.

92 da Lei Orgânica de Santa Terezinha/TO. O MP pede a sua anulação.

Relembre o caso: O apresentador que mandava matar e noticiava os crimes para ter audiência



Poderia ser um roteiro inventado, mas o caso é real e aconteceu no Brasil. A série documental Bandidos na TV, qye estreiou no ano passado na Netflix, conta a história de um apresentador brasileiro acusado de mandar matar para aumentar a audiência de seu programa policial Canal Livre.A produção explora o caso que envolveu Wallace Souza, um apresentador de televisão de Manaus conhecido por ser um grande defensor do combate ao crime. O apresentador chegou a se candidatar como deputado e foi o mais votado do Estado em 2006, mas a população mal podia imaginar o que estava por trás de seu discurso…Em 2008, um ex-policial militar fez uma denúncia de que Souza e seu filho, Raphael, seriam os comandantes de uma quadrilha de esquadrão da morte e crime organizado no Amazonas. Segundo ele, pelo menos um assassinato havia sido cometido a mando do apresentador e gravado pela equipe de seu programa.As investigações tiveram início em 2009. Wallace morreu em 2010, enquanto enfrentava ações judiciais de crimes como homicídio, tráfico de drogas e formação de quadrilha.A primeira temporada de Bandidos na TV estreiou na Netflix em maio do ano passado.

ACOMETIDO PELO COVID-19, EX-VEREADOR FERNANDO ARAGÃO É TRANSFERIDO PARA UTI



Acometido pelo Covid-19 e internado na última segunda-feira (20), no Hospital da Unimed em Caruaru, Agreste Central de Pernambuco, o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional do Estado, Fernando Aragão (PP), foi transferido neste domingo (26), para a UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
 Aragão tem 69 anos de idade e além de hipertenso, é diabético e apresenta baixa oxigenação, por isso, a necessidade, segundo familiares, do tratamento intensivo.

No dia dos avós, Papa convida a realizar um gesto de ternura para com os idosos



Vaticano, 26 Jul. 20 / 10:42 am (ACI).- Por ocasião do dia dos avós, celebrado na memória de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, o Papa Francisco convidou “os jovens a fazer um gesto de ternura para com os idosos, sobretudo os mais solitários, nos lares e residências, aqueles que não veem seus entes queridos há tantos meses”.O Pontífice fez este pedido ao finalizar a oração do Ângelus deste domingo, 26 de julho, no Palácio Apostólico do Vaticano.“Queridos jovens, cada um desses idosos é seu avô!”, recordou o Santo Padre.“Não os deixe sozinhos! Usem a fantasia do amor, façam chamadas telefônicas, vídeo-chamadas, enviem mensagens, os escutem e, sempre que possível, em conformidade com as normas sanitárias, os visitem também. Enviem a eles um abraço”.
Francisco insistiu que os avós “são suas raízes. Uma árvore separada de suas raízes não cresce, não dá flores e frutos. É por isso que a união com suas raízes é importante”.
“O que a árvore floresceu vem daquilo que tem de enterrado, diz um poeta de minha pátria. É por isso que os convido a dar um grande aplauso aos nossos avós, a todos!”, concluiu.


terça-feira, 21 de julho de 2020

Evite-Aglomerações


Todos Pela Saúde

Com a volta de algumas atividades em alguns lugares, é preciso redobrar os cuidados. Por isso, continue usando máscara e evite lugares cheios. No transporte, elevadores e em ambientes de trabalho, o ideal é manter a distância de 1,5m das outras pessoas. E não esqueça de sempre lavar suas mãos ou usar álcool em gel. Ao chegar separe suas roupas e tome banho. Faça sua parte. Participe dessa corrente do bem e ajude a passar essa mensagem adiante. Marque nos comentários alguém que você ama.


#santacruzdocapibaribe #santacruzmerecemais #descaso #saneamentobasico #esgoto #allancarneiro @ Santa Cruz Do Capibaribe, Pernambuco, Brazil









Santa Cruz é uma das cidades que mais crescem no estado, dada a força do seu povo trabalhador. Mas infelizmente as gestões que administram a cidade, não tem capacidade de acompanhar o ritmo do nosso povo. O bairro Jaçanã é um grande exemplo, a localidade sofre há mais de 7 anos com a total falta de estrutura. A ausência do saneamento básico oferece condições desumanas para os moradores, que são obrigados a conviver com esgoto à céu aberto, mau cheiro, muriçocas e os inúmeros riscos de contrair doenças. O nosso povo precisa ser respeitado. Santa Cruz não merece isso!

Caro Fernando Aragão.



Como homens públicos sabemos que estamos sujeitos aos desafios que os dias de hoje nos colocam, e mesmo militando em campos diferentes não poderia deixar de externar minha solidariedade neste momento difícil que, com a graça de Deus, será superado.
Essa doença não escolhe a quem atingir, logo aproveito para me solidarizar com todas as famílias santa-cruzenses, particularmente aquelas que tem pessoas acometidas por esse inimigo invisível ou mesmo que perderam entes queridos.
Que sua saúde e de todos os nossos irmãos santacruzenses acometidos pela Covid-19 seja restabelecida o mais rápido possível. Oremos por todos.
Melhoras e saúde, caro Fernando.
Allan Carneiro.

Prefeito de Toritama comenta retomada da economia



O prefeito de Toritama, Edílson Tavares (MDB), voltou a participar do programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios. Na ocasião, ele comentou sobre o enfrentamento da Covid-19 no município e destacou sobre o que tem sido feito pela gestão na busca de retornar algumas atividades. O prefeito ainda pontuou questões relacionadas à eleição deste ano.
Para Edílson, este momento requer muita sabedoria e um olhar mais sensível, principalmente em evitar o contágio. “Temos nos adaptados ao ‘novo normal’, esperávamos que essa crise passasse rápido, mas já estamos há quatro meses e não há sinal de desaceleração. Temos dois desafios pela frente, a economia e a volta às aulas”, frisou.
“Abrimos Hospital de Campanha, compramos ambulâncias, contratamos médicos e enfermeiros e adquirimos testes e respiradores que são usados nos casos graves da doença. Precisamos proteger a saúde do nosso povo”, destacou Edílson, que afirmou que a cidade de Toritama se preparou para o enfrentamento.
Sobre a economia, o prefeito afirmou que o sistema adotado de delivery surtiu efeito e está funcionando conforme esperado. “Temos alguns que abrem as malas dos carros e fazem um livre comércio, isso é ruim, e tenho pedido ao povo que tenha mais paciência para não haver Lockdown, pois mesmo com as dificuldades, o delivery ainda tem feito muitos comerciantes sobreviverem”, pontuou.
O prefeito Edílson Tavares ainda comentou sobre as mudanças do calendário eleitoral, ressaltando inaugurações que vem fazendo. “Ficamos surpreso com a prorrogação dos prazos, fiquei satisfeito, porque vamos poder inaugurar obras importantes como a feira do Jeans, o campo de futebol e uma estrada de uma zona rural de aproximadamente 4 km”, elencou.

“Estou à disposição de Caruaru”, diz Tony Gel

O deputado estadual Tony Gel (MDB) conversou com o blog do Mário Flávio sobre a situação da Feira da Sulanca em Caruaru. Ele também fez uma avaliação das decisões do governador Paulo Câmara (PSB) e da prefeita Raquel Lyra (PSDB) sobre a pandemia e comentou se pretende voltar a disputar a eleição para prefeito de Caruaru esse ano. Segue abaixo a íntegra da entrevista.
Sulanqueiros reclamam da falta de uma data para a reabertura da Feira da Sulanca. O senhor teve uma conversa com membros do governo Paulo Câmara. O que o senhor diz para as pessoas que querem a volta da feira?
Eu solicitei que o Governo definisse protocolos para que as feiras voltassem a funcionar quanto antes.
Mas o senhor é a favor da reabertura da Feira?
A reabertura terá que acontecer. Mas com segurança para quem vende e para quem compra.
Como o senhor avalia a gestão do governador Paulo Câmara no que diz respeito ao combate ao Coronavírus em Pernambuco?
Pernambuco está vencendo a Pandemia. Mas há regiões do Estado exigindo maior atenção neste momento. O Governo Estadual tem enfrentado o Covid-19 com muita responsabilidade.
E a gestão da prefeita Raquel Lyra na pandemia?
Cada cidade tem suas peculiaridades e Caruaru, em particular, é centro de uma região que recebe muitas pessoas de vários lugares do Brasil. Isso exige da Administração Municipal uma maior atenção e cuidados redobrados. Torço para que as decisões da prefeita Raquel Lyra sejam as mais acertadas. Equívocos podem ocorrer porque ninguém acertou, até agora, 100% nas decisões que tomou em meio a esta Pandemia. Tomara que ela se equivoque o mínimo possível.
Existe uma guerra de narrativas entre o governador Paulo Câmara e a prefeita Raquel. O que o senhor pode fazer para amenizar essa situação?
Quanto ao fato de “haver dificuldades de relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, eu sempre estou à disposição para ajudar construindo pontes. Para mim, o mais importante é servir ao nosso povo com as melhores políticas públicas possíveis.
O deputado Erick Lessa foi até a Feira da Sulanca no último sábado e disse que teria que se posicionar sobre o assunto. Como o senhor avalia essa postura?
O Deputado Erick Lessa tem todo o direito de se manifestar em relação a este e outros assuntos relacionados com Caruaru. Cada um deve fazer a sua parte para ajudar. Se ele entende que dessa forma está ajudando eu respeito.
Falando de eleição. O senhor vai voltar a disputar a prefeitura de Caruaru?
Eu não estou, neste momento, cuidando de assuntos relacionados com as próximas eleições. Confesso que há muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas no que concerne ao evento. O quadro não está claro! E a Pandemia tem sido resistente no Brasil.

RUA: JOSÉFA MARIA DE JESUS N°482 BARRIO: CRUZ ALTA WHATSAPP: (81) 992277118




Gravatá inicia distribuição de cartões do Bolsa Merenda



Com distanciamento nas filas, equipamentos de proteção e higienização das mãos, os responsáveis pelos estudantes compareceram às escolas municipais para receber os cartões do Bolsa Merenda e dos kits didáticos, compostos por livros e cadernos de atividades, que irão auxiliar o aprendizado domiciliar neste período de quarentena. Ao todo, serão mais de 8 mil estudantes beneficiados com o programa.
“Estamos fazendo tudo o que é do nosso alcance para amenizar os transtornos dessa pandemia e levar qualidade de vida aos gravataenses. Achamos melhor disponibilizar o crédito para que os pais comprem o que está precisando em casa, cada família tem uma necessidade diferente e saberá usar esse dinheiro da melhor maneira, comprando comida para as crianças”, falou o prefeito Joaquim Neto (PSDB).
Criado pelas equipes de educadores das escolas municipais, os cadernos de atividades também foram entregues hoje. Cada escola irá agendar uma data para que os materiais sejam corrigidos e que novos materiais sejam entregues.
As entregas seguem amanhã e quinta-feira, tanto na zona urbana quanto na rural. Apenas o responsável em que está cadastrado o CPF pode receber o cartão e o kit e é necessário que todos cumpram com os protocolos de segurança e só compareçam às unidades de máscaras.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós " Efésios 3:20


Operação policial investiga cinco cidades de PE



A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, hoje, a Operação Locatário, que cumpre mandados em endereços de empresários e agentes públicos nas cidades do Recife e de Olinda, Paulista, Surubim e Sairé. As três primeiras ficam no Grande Recife; e as duas últimas, no Agreste. Um dos alvos é o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), que foi afastado do cargo.
A investigação foi iniciada em julho de 2019 com o objetivo de apurar a participação deles na prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, peculato, uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A operação foi uma das duas ações policiais deflagradas hoje, que resultaram no afastamento do prefeito Júnior Matuto (PSB).
Segundo o delegado Diego Pinheiro, responsável pelas investigações, a Polícia Civil recebeu informações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do TCE de indícios de irregularidade numa dispensa de licitação para contratar imóveis para prédios públicos.
“A imobiliária foi criada logo após as eleições para a prefeitura e verificamos que houve um investimento do dono da imobiliária em imóveis em Paulista. Logo em seguida, um secretário solicitou à prefeitura exatamente esses imóveis para serem locados e usados como postos de saúde da família e como casas de acolhimento dos médicos cubanos. Também verificamos que o responsável é amigo pessoal do prefeito”, disse o delegado.
Houve, ainda superfaturamento nos aluguéis desses imóveis. A irregularidade foi constatada pelo TCE.
“O valor pago pela prefeitura à empresa era muito acima do valor de mercado. No caso mais grave, a diferença chegou a 1200%. O imóvel que custava R$ 2 mil mensais recebia pagamento de R$ 24 mil”, explicou o auditor do TCE Edgard Pessoa de Melo.