terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fiéis lotam Basílica de Nazaré na missa de abertura oficial do Círio 2012


A celebração de abertura oficial do Círio 2012 lotou a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, nesta terça-feira (9), em Belém. Os fiéis participaram de uma missa, e, em seguida, de uma benção realizada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. "É um momento de benção maior. Não se pode negar a fé, a força do Círio", comentou o arcebispo.O governador do Pará, Simão Jatente, também falou aos fiéis durante a celebração. "O Círio não se assiste, se vivencia. É uma das experiências maiores de reencontro, consigo mesmo, com a família, com o amor a Deus. Por isso é sempre único. O Círio se repete a cada ano, mas é sempre uma renovação", destacou.
Para a assistente social Dalcimar Ramos, que esteve na missa de abertura, os dias antes da grande procissão do Círio também são momentos especiais.
"Eu gosto muito dessa preparação. É onde eu me encho de fé, renovo minha esperança. A gente sempre vai atrás da Santinha, onde ela for", afirma.
Após a missa, o público pode conferir a apresentação de um coral infantil, que cantou temas em português e italiano, como "Ave Maria" e "Vós Sois o Lírio Mimoso". Além disso, foi inaugurada a nova iluminação da basílica santuário, composta por luzes de led em várias cores
.Espaço de memórias sobre o Círio também foi inaugurado
Além da missa e da celebração de abertura do Círio, também foi inaugurado o espaço "Memória de Nazaré", dedicado à história do Círio. No memorial, estão objetos que representam momentos significativos do Círio, como as peças de cera e barquinhos, que os fiéis carregam durante a procissão, geralmente para cumprir alguma promessa feita à Nossa Senhora de Nazaré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário